sáb. jul 2nd, 2022

APROVADA INDICAÇÃO LEGISLATIVA QUE CRIA CENTRO DE REFERÊNCIA AO DIABÉTICO

A Câmara Municipal aprovou na tarde da terça-feira (26), uma Indicação Legislativa do vereador Eduardo do Blog (Republicanos) que sugere ao Executivo Municipal a criação de um Centro de Referência ao Diabético com a finalidade de proporcionar atendimento multidisciplinar e democratizar o acesso ao tratamento do diabetes.

Segundo o texto do documento, a criação do centro facilitará o acompanhamento das pessoas com diabetes, inclusive gestantes, crianças e casos de difícil controle glicêmico, com distribuição de remédios e materiais, além de prestação de atendimento ambulatorial, psicológico e nutricional, entre outros. O Centro ainda prestará esclarecimentos à população em geral sobre a doença.

“A ideia do CRD, como já ocorre em outras cidades do Brasil, é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos diabéticos de Petrópolis, ajudando a minimizar os diversos problemas que surgem em decorrência da doença, reduzindo assim também o número de internações”, afirma o vereador que descobriu por acaso ser diabético .

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de diabéticos na cidade aumenta a cada ano. Estima-se que pelo menos 6% da população sofra com a doença, sendo que pessoas em idade adulta e idosos são a maioria desse público.

Já o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) aponta que o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa é que a doença atinja 21,5 milhões no país até 2030.

Saiba mais

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. Pode ser do tipo 1, quando o pâncreas não produz insulina ou do tipo 2, quando a produz em quantidade insuficiente.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: