dom. dez 5th, 2021

Abertas inscrições para cursos e palestras do Seminário Nacional de Arte Educação

O Sesc realizará neste mês, o Seminário Nacional de Arte e Educação, que colocará em debate questões relacionadas aos diversificados modos de mediação e desenvolvimento cultural. Além das mesas de debate, o evento contará com cursos on-line, que abordarão temas como racismo nas redes, arte pública, cinema e educação, entre outros. Interessados em participar podem se inscrever de hoje até o dia 15 de novembro. As aulas serão transmitidas pela plataforma Teams e ocorrerão no período da manhã nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Todo o evento é gratuito e ocorrerá em formato virtual.
A arte educação se faz presente nas atividades culturais do Sesc como um caminho de troca de experiências e conhecimento entre a Instituição e o público. Nesse sentido, o Seminário Nacional de Arte Educação visa contribuir para a discussão de questões relacionadas à diversidade, acessibilidade, diferenças de gerações e territorialidade, como sentidos necessários ao diálogo e expansão dos saberes.
“Nas atividades culturais do Sesc, a educação na arte é um caminho de mediação de saberes, experiências e conhecimentos que se dão entre instituição e público. É sempre uma mão dupla e de trocas. Estamos também sintonizados com todas as mudanças pelas quais vem passando o mundo nos dois últimos anos. Por isso, vamos abordar a Cultura no século XXI e a mediação da arte no pós-pandemia”, finaliza Marcos Rego, Gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

Cursos:
Racismo nas redes: da desinformação aos algoritmos, com Tarcizio Silva
Apresenta um panorama dos debates sobre camadas digitais da discriminação e violência racial nos ambientes digitais.
Sensorialidade e Percepção na Criação de Práticas Teatrais Acessíveis a Públicos Neurodiversos, com Fabrício Moser
A oficina propõe uma visita a termos como neurodiversidade, sensorialidade e percepção, buscando entender como podem se relacionar e ajudar na construção de práticas teatrais acessíveis para públicos neurodiversos.
O que é público? Caminhos para mediação cultural e arte pública, com Lúcia Padilha
Conceitos sobre a arte pública e a utilização desses acervos como recurso para mediação cultural e ações educativas multidisciplinares e transversais, tendo como referência o conjunto de obras de arte pública da cidade do Recife mapeadas pelo projeto “Recife Arte Pública”.

Cinema e Educação, com Noá Bonoba
Abordagem da linguagem do audiovisual a partir de saberes localizados e formulados por perspectivas diferenciadas e dissidentes.
Mediação Teatral: entre o presencial e o digital, com Poliana Bicalho
A oficina aborda o campo teórico-metodológico da mediação cultural, com recorte na práxis desenvolvida no campo das artes cênicas.
O ateliescola acaia: um lugar de fazeres e saberes, com Ateliescola Acaia
Panorama das diversas frentes de atendimento que constituem esse lugar dos fazeres e saberes onde frequentam alunos e jovens, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental.
Jogos montar, jogos de escrever: memória e imaginação, com Flávia Peret
A partir de jogos de apropriação, colagem, memória e criação de imagens serão experimentadas as possibilidades lúdicas e expressivas da escrita como forma de construção poética.

LUZVESTI: iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero, com Dodi Leal
A oficina aborda o pensamento da criação da luz cênica, tendo em vista os processos subjetivos e sociais do corpo na contemporaneidade.

Oficina de Podcast, com Thais Oliveira
SERVIÇO – CURSOS
Período de inscrições: 01 a 15/11
Período de realização: 23, 24, 25/11
Horário de realização: 10h às 12h
Plataforma de realização: Teams
Formulário de inscrição:
https://www.sesc.com.br/noticias/cultura/seminarioarteeducacao/

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: