qui. jun 30th, 2022

Semana da Consciência Negra inicia ciclo de palestras dentro da programação da 9ª edição da Ubuntu – Festa Afro-Brasileira de Petrópolis

O secretário de Educação José Luiz Lima abriu o ciclo de palestras dentro da programação da 9ª edição da Ubuntu – Festa Afro-Brasileira de Petrópolis da Semana da Consciência Negra. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (17) na Casa da Educação Visconde de Mauá e foi transmitido ao vivo pelo youtube da Prefeitura de Petrópolis.
“O objetivo da Semana da Consciência Negra é promover a visibilidade das pautas e discussões referentes à igualdade racial. Durante toda a semana estarão sendo promovidas ações que valorizem a cultura negra da nossa cidade”, comentou o prefeito interino Hingo Hammes.
A palestra do secretário de Educação teve como tema o “Ensino da Formação Cultural Afro-brasileira e direitos na cidade”. “A escola que nós queremos tem que ser transformadora e o local onde as crianças possam sonhar. A escola é o único caminho para mudar a realidade dessas crianças. Temos um compromisso ético com cada aluno e aluna para que eles consigam se livrar das amarras do preconceito e do racismo”, disse o secretário José Luiz Lima. “Eu tinha tudo para dar errado: sou preto, pobre e favelado. O que o destino reservava para mim? Muitos diriam que a marginalidade. Mas como não acredito no destino eu fiz meu próprio caminho. Como dizia Paulo Freire ‘somos sujeitos da própria história’”, acrescentou.
José Luiz ressaltou também a importância da escola pública para combater o racismo estrutural e ser um mecanismo de empoderamento e conscientização. “Represento o povo preto da nossa cidade e tenho a missão que a educação pública em Petrópolis seja popular. Tenho esse compromisso e respeito com as 42 mil crianças matriculadas na nossa rede municipal de ensino”, destacou.
Para a gerente do Centro de Cultura, Catarina Maul a Semana da Consciência Negra com a 9ª edição da Ubuntu – Festa Afro-Brasileira de Petrópolis é um evento reflexivo. “Que este evento traga esse empoderamento do povo preto”, ressaltou. O Ubuntu é promovido pela Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Secretaria de Educação e Turispetro; pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir), pelo Movimento Negro Unificado (MNU), pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC), pelo Segmento de Culturas Afro-brasileiras, quilombolas e de matrizes africanas e pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Petrópolis.
A 9ª edição da Ubuntu – Festa Afro-Brasileira de Petrópolis começou na terça-feira (16) com o CDC por aí: Heróis Negros. A programação, online e presencial, segue até este sábado, dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. Estão previstas palestras, oficinas, seminários, contação de história, shows, capoeira, apresentações de dança, desfiles, homenagem a Zumbi de Palmares (no busto localizado na Praça da Liberdade), concurso de poesia e desenho, além de barracas com comidas típicas e artesanato. A programação completa pode ser encontrada no site e nas redes sociais da Prefeitura de Petrópolis.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: