seg. dez 6th, 2021

Pela primeira vez desde o início da pandemia Petrópolis não tem nenhum paciente internado em UTI covid na rede SUS

Município fechou a sexta-feira com dois pacientes com covid internados em toda rede de saúde


Petrópolis encerra a semana com mais uma vitória sobre a pandemia de covid-19: nenhum paciente internado em leitos de UTI na rede pública em decorrência de complicações pela doença nesta sexta-feira (19/11). Em um ano e oito meses de pandemia é a primeira vez que o município registra taxa de ocupação zero em leitos SUS destinados a pacientes graves. Dados enviados à Secretaria de Saúde por hospitais públicos, conveniados e privados, mostram que a cidade tinha, até o fim desta tarde, duas pessoas internadas por covid-19: um paciente em leito clínico na rede pública, e um paciente em UTI na rede particular da cidade.
“É uma notícia que confirma na prática que estamos no caminho certo para vencer esta pandemia. Tivemos muitos desafios este ano, sobre tudo no período mais crítico em março e abril, mas com o avanço da vacinação estamos vendo diariamente as internações caindo. Hoje tivemos está ótima notícia: nos hospitais públicos e conveniados, não há nenhum paciente com covid-19 em estado grave. Seguiremos avançando com a vacinação, agora entrando em uma nova etapa com a aplicação das doses de reforço para as pessoas maiores de 18 anos, o que é importante para consolidarmos de vez estes resultados, e avançarmos em todos os setores para o crescimento da cidade”, destaca o prefeito Hingo Hammes.
O número total de internações desta sexta-feira, também é o menor desde março de 2020. Em abril deste ano – período mais crítico da pandemia – a cidade chegou a registrar 374 pessoas internadas simultaneamente em leitos clínicos e de UTIs públicos e privados, chegando a ter somente em UTIs, 169 pacientes internados em 20 de abril.
“Esta redução gradativa e sustentada dos casos grave, de internações e óbitos que temos observado – chegando hoje a nenhum paciente em UTIs públicas – é o resultado do empenho de toda uma equipe da Secretaria de Saúde que vem sendo incansável para que possamos levar a vacina ao maior número de pessoas por toda cidade. Agradeço também a população, que aderiu a vacinação e está comparecendo aos postos, concluindo o esquema vacinal e fazendo a sua parte para que possamos superar a pandemia. Na semana que vem entraremos em uma nova etapa, com a ampliação da aplicação das doses de reforço. A orientação neste novo momento é a mesma: quando chegar o seu momento, faça o cadastro e não deixe de se vacinar. A vacina está salvando vidas e é o nosso melhor instrumento; é o que nos permitirá superar esta pandemia”, avalia o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

  1. 11.21 – Boletim Epidemiológico
    A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta sexta-feira (19.11), está em 3.33% para leito clínico e – pela primeira vez desde o início da pandemia – em zero em leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são dois pacientes internados: uma pessoas em leito clínico na rede pública e uma em leito de UTI na rede privada.
    Até agora, foram realizados no município 208.582 testes para Covid-19, com 50.120 resultados positivos e 158.324 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).
    A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.556, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: