dom. dez 5th, 2021

AGORA É LEI: SÍMBOLO MUNDIAL DO AUTISMO TERÁ QUE CONSTAR EM PLACAS DE ATENDIMENTO PRIORITÁRIO

A Prefeitura de Petrópolis sancionou, no dia 09 de novembro, a Lei 8.206, de autoria do vereador Eduardo do Blog, que obriga estabelecimentos públicos e privados, assim como empresas de transporte do município, a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo. A lei, já publicada no Diário Oficial do município, vai garantir a este público prioridade no atendimento nestes locais, como já ocorre hoje com gestantes, idosos e pessoas com deficiência.

A Proteção aos Direitos da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista está amparada na Lei Federal 12.764 de 2012, que considera esta parcela da população deficientes, garantindo a eles dispositivos que garantam uma melhor qualidade de vida.

“A ideia da lei surgiu de um constrangimento sofrido pela mãe de dois meninos com o espectro na fila do caixa. A pessoa autista possui dificuldades com lugares e situações, dependendo do grau. Neste caso, o símbolo vai ajudar a garantir o direito a um atendimento mais rápido. É uma questão de empatia”, disse o vereador.

A aplicação da Lei, além de melhorar a qualidade de vida dos autistas em Petrópolis, dará mais visibilidade à causa e, para isso, o vereador Eduardo do Blog juntamente com o Procon Petrópolis darão início na próxima semana a uma ampla campanha de conscientização sobre o tema. Não há dados oficiais quanto ao número de autistas no país, uma vez  que o último Censo, realizado pelo IBGE em 2010, não levou em consideração o espectro, porém, algumas entidades estimam este número em 2 milhões.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: