A chegada da espécie caravelas-portuguesas (Physalia Physalis) na Praia do Peró, no município de Cabo Frio, assustou moradores e turistas neste domingo (21). Havia cinco turistas no local só neste fim de semana. Um deles estava na areia e foi atingido por um banhista da praia que caminhava perto da água. Para quem não sabe, o contato com a caravela-portuguesa é muito perigoso.
É um grande risco porque pode causar queimaduras de 3º grau, devido aos seus tentáculos que secretam uma substância extremamente dolorosa. As queimaduras podem até causar parada cardiorrespiratória, resultando em morte, especialmente em crianças. A situação semelhante ocorreu na Praia de Geribá, na cidade de Armação dos Búzios, levando inclusive o município a emitir alerta de perigo.
De acordo com os especialistas, as pessoas devem manter distância se virem um animal como este. Quem tiver contato involuntário com uma, no mar ou na areia, não deve arranhar ou esfregar a área para não espalhar o veneno. Outro agravante, o animal é uma toxina paralisante que permanece ativa mesmo fora d’água.
O ideal é consultar um médico imediatamente, como algumas pessoas são alérgicas ao veneno, elas podem sofrer um choque anafilático. O nome caravela-portuguesa deve-se à semelhança do cnidários e da caravela usada como navio de guerra. É uma colônia de organismos geneticamente distintos e altamente especializados que parecem ser um única criatura.
Fonte: Folha de Búzios
Leia também
-
Encontro Internacional de Motociclistas de Rio das Ostras tem estimativa de retorno de mais de 5 milhões
-
Prefeitura de Cabo Frio realiza operação de combate à poluição sonora em Tamoios
-
Ossada humana é encontrada na praia de Tucuns, em Búzios
-
Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim recebem investimento de R$ 70 milhões em infraestrutura
-
Saquarema sedia 8ª etapa do Circuito Mundial de Surfe