sáb. jan 22nd, 2022

Consorcio Intermunicipal de Saúde tem a primeira assembleia ordinária sob o comando do prefeito Hingo Hammes

Reunião com secretários de Saúde de municípios da região aconteceu em Itaipava


À frente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana desde o dia 4, quando foi eleito presidente do CIS-Serra, o prefeito Hingo Hammes, abriu na tarde de sexta-feira (19/11) a primeira assembleia ordinária do Consórcio convocada pela nova direção, que teve a aprovação de representantes de 16 municípios em eleição no início deste mês. O primeiro encontro teve o objetivo de discutir a alinhar estratégias para o funcionamento do consócio, que começou a ser reativado nos últimos meses. Criado em 2004, o consórcio visa fortalecer as ações de Saúde entre municípios da Região Serrana, como compra de insumos e prestação de serviços comuns a todos os municípios. Uma nova reunião será realizada no dia 3 de dezembro.
“Agradeço mais uma vez aos representantes dos municípios da região pela confiança em nosso trabalho, que nos conduziu a presidência do CIS-Serra. Estamos empenhados em fazer o melhor para juntos conquistarmos melhorias para a saúde em nossa região. Já temos o local que irá abrigar a sede do consórcio, aqui em Petrópolis e hoje esta reunião tem o objetivo de fortalecer a interlocução com os secretários de saúde dos outros municípios para juntos traçarmos estratégias para melhorarmos a saúde na rede pública, beneficiando moradores de toda região”, destaca o prefeito Hingo Hammes.
Durante a reunião, além de tratar de questões referentes aos trâmites para o funcionamento do consórcio, secretários de Saúde dos municípios apresentaram demandas e desafios comuns aos gestores, como compra de medicamentos, aquisição de veículos para transporte de pacientes, possibilidade de criação de uma central de regulação regional, entre outras questões.
“Unidos e articulados, os municípios são mais fortes, pois representam os interesse de uma região. Este trabalho do consócio permitirá ações conjuntas para fortalecermos o sistema de saúde público, melhorando a estrutura para atendimento à população em cada cidade e ao mesmo tempo em toda nossa região” destaca ao o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, presidente técnico do CIS-Serra.
A vice presidência do Cis-Serra passou a ser do prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen e o vice-presidente técnico, é o secretário de Saúde de Teresópolis, Antônio Henrique Vasconcellos da Rosa.
“A reativação do consórcio já vinha sendo articulada e esta reunião hoje, com a presença do prefeito de Petrópolis e novo presidente do CIS-Serra, veio sacramentar este processo de retomada do consócio, que tem um papel importante para a região. O consorcio irá impactar diretamente a vida das pessoas que moram na Região Serrana, com melhorias significativas na estrutura dos serviços”, avalia o secretário de Teresópolis, Antônio Henrique Vasconcellos da Rosa.
A proposta de trazer a sede do Cis-Serra para Petrópolis foi apresentada pelo prefeito Hingo Hammes em 27 de agosto. Pela primeira vez Petrópolis abrigará a sede do Consórcio. Até então a sede estava instalada no município de Cordeiro.
“Estamos começando a ver neste momento que há uma reestruturação de fato do consórcio. A Região Serrana precisava deste fortalecimento, desta nova liderança, com um município de maior porte, como Petrópolis assumindo a liderança. Isso certamente dará uma nova energia e visibilidade ao consócio, não apenas na esfera regional, mas também estadual. Nesta primeira reunião os municípios apresentaram demandas que serão abraçadas e executadas pelo consórcio. É um processo de continuidade dos trabalhos e planejamento para ação que serão executadas em 2022”, explica o vice-presidente regional do Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), e secretário de Saúde de Bom Jardim, Wueliton Pires.
A reunião teve a presença de representantes das prefeituras de Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro e Macuco.
“O consócio é um instrumento importante para consolidarmos na prática a união dos municípios, para que juntos possamos fortalecer as políticas de saúde pública na nossa região” destaca o secretário Aloisio Barbosa da Silva Filho.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: