sex. jan 21st, 2022

HAC e mais de 30 unidades de saúde de Petrópolis participam do Dia D do Novembro Azul

O sábado (27) foi marcado pelo Dia D do Novembro Azul nas unidades de saúde de Petrópolis: exames e ações para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata forma realizados ao longo do dia. O prefeito Hingo Hammes conferiu os trabalhos no Hospital Alcides Carneiro. No maior hospital público da cidade foram realizados 70 exames voltados exclusivamente para os homens. Ao todo mais de 30 unidades de saúde em diferentes pontos da cidade abriram as porta para a realização de testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, atendimento odontológico, atualização do cartão vacinal, consulta multidisciplinar com médico, enfermeiro, dentista e assistente social, aferição de pressão arterial e glicemia.
“O Novembro Azul é um movimento importante para incentivamos que os homens cuidem da saúde. Além de ofertar os atendimentos necessários para esse público, a Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de se manter a rotina de exames e os cuidados com a saúde. Agradeço as equipes que se dedicaram para atender a população neste sábado de campanha”, disse o prefeito Hingo Hammes.
No HAC ao longo de todo o dia, equipes do Centro de Imagem realizaram 30 ultrassonografias de próstata, 17 tomografias de pelve e 23 ressonâncias magnéticas. Entre os atendidos estava o aposentado Moisés Lopes Neves, que aos 84 anos tem consciência sobre a importância da prevenção. “Cuidar da saúde é importante. Vim fazer um ultrassom de próstata e fui muito bem atendido”, disse. “A médica foi super atenciosa com meu pai, a equipe da recepção também nos atendeu muito bem. Foi excelente”, completou Joana D’Arc Pinheiro Pereira, que acompanhava o pai no exame.
“São procedimentos de rápida execução e muito importantes pois, junto com outros exames e a avaliação urológica, é possível fazermos uma avaliação geral sobre a saúde do homem e prevenir o câncer de próstata. O movimento da campanha está muito bom, os pacientes agendados estão comparecendo para fazer os exames. Começamos os atendimentos as 8h e vamos até as 17h e tivemos uma boa adesão”, avalia a médica radiologista Tatiana Mendes Ribeiro.
Ao todo, durante a semana, foram 256 atendimentos voltados para o público masculino somente no HAC.
“Importante destacar que o ambulatório da unidade também ampliou as consultas, tudo para garantir o melhor atendimento possível para o público masculino. Novembro está acabando, mas, os cuidados devem ter continuidade sempre. Esta é a nossa mensagem”, pontua o secretário de Saúde, Aloísio Barbosa da Silva Filho.
Nas unidade de Saúde dos bairros as ações contaram com abordagem sobre disfunções sexuais, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Câncer de Pênis e Câncer de Próstata, solicitação de exames de acordo com a demanda do especialista, orientações junto com a Academia de Saúde, abordagem e fortalecimento sobre o Pré-Natal do parceiro, realização de testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, atendimento odontológico, atualização do cartão vacinal do homem, orientações sobre planejamento familiar, consulta multidisciplinar com médico, enfermeiro, dentista e assistente social, aferição de pressão arterial e glicose, mensuração de peso e altura para cálculo do IMC e vigilância nutricional do homem.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: