sáb. jan 22nd, 2022

PETRÓPOLIS RECEBE CAMPEÃO MUNDIAL DE KATA

Evento marcou também o lançamento de tecnologia que atua no rastreio de movimentos e análise biomecânica


A manhã do último sábado (27) foi de extrema relevância para praticantes do judô em Petrópolis. O campeão mundial de Kata, Luís Alberto dos Santos, visitou a Cidade Imperial e em palestra realizada no Petrópolis Green Offices no Quarteirão Brasileiro, trouxe um amplo panorama sobre o conjunto de movimentos de ataque e defesa, presente na arte marcial japonesa. O evento marcou também o pontapé inicial para a utilização da tecnologia Xsens, que atua no rastreamento do movimento humano e na análise biomecânica.
Com mais de 26 títulos mundiais, além de 20 panamericanos, Luís trouxe detalhes sobre o Nage no Kata, uma forma de arremesso que contém quinze técnicas, divididas em três grupos. A ação foi promovida pelo Núcleo Regional Serras Sul.
“Essa foi uma experiência única com uma análise aplicada ao kata, mostrando a importância dessa ferramenta na preparação e entendimento das técnicas que é o nosso grande desafio, a execução correta de cada uma delas. Estou muito feliz de utilizar esse equipamento para somar no nosso estudo a respeito do Kata”, disse Luís Alberto.
O Xsens funciona através de um sistema com dispositivos fixados ao corpo, que monitora os ângulos usados nas ações do usuário, quais musculaturas têm sido empregadas e se há sobrecarga em alguma área, proporcionando um estudo para evitar futuros desgastes à saúde.
De acordo com o Coordenador do Núcleo, Alexandre Xavier, o sistema que é pioneiro em Petrópolis, pode engrandecer o judô em múltiplas faces, trazendo o acesso para atletas da região.
“O intuito é trazer essa tecnologia para diversos atletas. Não só do judô, mas como também do futebol, do atletismo e tantos outros. Até pouco tempo essa tecnologia era usada apenas para atletas de alto perfil e não era acessível. Hoje a gente podendo trazer para pessoas que não tinham esse acesso e poder proporcionar algo diferente para elas, vai trazer excelentes resultados para o nosso esporte”, detalha.
A expectativa é que as atividades em torno da utilização dos equipamentos se iniciem já no ano de 2022. A programação contou ainda com um treinamento prático dos judocas no 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, onde os participantes puderam experimentar algumas das técnicas trazidas pelo campeão mundial de Kata.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: