sáb. jan 22nd, 2022

Dezembro Vermelho: Prefeitura promove o Fique Sabendo Itinerante com orientações e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

Praça de Corrêas recebeu a primeira ação nessa quarta-feira (01)
No mês que chama a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do HIV e do tratamento contra a Aids, a Prefeitura de Petrópolis realiza uma programação presencial com orientações e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A Praça de Corrêas recebeu a primeira ação do Fique Sabendo Itinerante nessa quarta-feira (01), na data em que é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids. Outras duas ações ainda serão realizadas em dois locais da cidade, na campanha do Dezembro Vermelho.
O prefeito Hingo Hammes, lembra que todas as unidades de saúde de Petrópolis realizam a testagem contra as doenças. “O dia mundial de combate a aids é uma data para lembrar da importância de fazer o teste para a doença. Todos os postos de saúde e UBS de Petrópolis realizam a testagem contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Procure a unidade de saúde mais próxima de você”.
O primeiro local a receber a ação do Fique Sabendo Itinerante foi a Praça de Corrêas, nessa quarta-feira (01). Além de testagem para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), orientações sobre IST e Aids, o Ônibus Lilás esteve no local com atendimento para as mulheres com psicólogo, assistente social e advogada. A coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), Ana Luiza Franco, lembra que a ação de hoje faz parte da programação dos “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres”.
“Começamos no dia 25 de novembro e vamos terminar em 10 de dezembro. Nós que lutamos tanto pela saúde e pelos direitos das mulheres não poderíamos deixar de estar presente com o Ônibus Lilás”, destacou a coordenadora.
Ao todo, 67 pessoas foram testadas na Praça de Corrêas nesta quarta-feira (01). O aposentado Antônio Carlos, de 68 anos, contou que nunca tinha realizado os testes para as IST. “Fiquei curioso com a ação aqui na Praça de Corrêas. Parabenizo a Prefeitura pela ação e campanha. É muito importante esse cuidado com a saúde da população”.
No dia 4, a equipe do PSF 24 de Maio realizará atendimentos do Fique Sabendo Itinerante na quadra da Escola Municipal Clemente Fernandes, das 9h às 16 horas. A programação será encerrada na Praça da Inconfidência no dia 10 de dezembro, das 19h às 23 horas.
O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, esteve presente na Praça de Corrêas e ressaltou que o tratamento para o HIV é oferecido na rede de saúde do município. “No Brasil cerca de um milhão de pessoas vivem com o HIV. Desse número, 10% não sabem que estão positivos para a doença. O HIV possui tratamento e medicação, que também é oferecida pela rede de saúde”, disse ele, lembrando que a Área Técnica de IST/Aids e Hepatites B e C de Petrópolis realiza a testagem de segunda a sexta-feira. O local funciona na Rua Paulino Afonso, nº455, no Centro (ao lado do HMNSE). Na segunda, terça, quarta e sexta-feira o atendimento é das 8h às 16h30. Na quinta- feira o horário de funcionamento é das 8h às 19h30.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: