seg. maio 16th, 2022

Petrópolis Gourmet abre nesta sexta e segue até o dia 19

Primeiro final de semana do festival fica concentrado no Parque de Exposições


O Petrópolis Gourmet, em sua 21ª edição, abre nesta sexta-feira (03.12), às 10h, com um formato diferente no primeiro final de semana do evento. Até domingo, 25 participantes, entre bares e restaurantes, estarão reunidos no hall de entrada do Parque de Exposições em Itaipava. Depois, de 06 a 19 de dezembro, o Petrópolis Gourmet, este ano em edição especial de Natal, segue nos estabelecimentos participantes. O festival é realizado pelo Petrópolis Convention e Visitors Bureau e nesta edição tem a parceria da Prefeitura e Sesc-RJ.
Sexta e sábado (03 e 04.12) o Petrópolis Gourmet, com 25 expositores no Parque de Exposições, em Itaipava, funciona de 10h às 22h e, no domingo (05.12), de 10h às 18h. Neste final de semana especial, além, é claro, da boa gastronomia, os participantes terão atividades para toda a família, parceria com o Sesc. Serão realizados shows musicais, apresentação de produtores rurais, o Mesa Brasil, para reaproveitamento de alimentos e oficinas com chefs como o Pequeno Gourmet.
Neste novo formato, ‘tirando’ o festival de dentro dos restaurantes no primeiro final de semana, o evento foi planejado para ser acessível em mobilidade e para o bolso, com preços mais em conta. Também foi buscado um espaço, ao ar livre, em que o público possa circular com fluidez. “É uma informalidade que não tira a qualidade, mas que o torna mais leve. Ele acontece também no distrito mais charmoso da cidade que é Itaipava, já conhecido nacionalmente pelo rico acervo de restaurantes. Optamos por espaços amplos para garantir condições de distanciamento e primar para manter Petrópolis com o título de uma das cidades mais seguranças em termos sanitários do país”, considera o presidente do PC&VB, Fabiano Barros.
A expectativa é de que os frequentadores aproveitem, neste primeiro final de semana, a possibilidade de consumirem no período vários pratos que serão oferecidos, em média a R$ 30. “Nada impede que a experiência gastronômica no festival seja complementada pelo público nos restaurantes no próprio final de semana do evento ou com o que mais queremos: com o retorno em novas datas do próprio festival que segue até o dia 19 de dezembro e posteriormente”, expõe o presidente do PC&VB, Fabiano Barros.
E o público estará convidado a interagir neste primeiro final de semana de evento no Parque. O PC&VB preparou um totem onde cada um poderá votar no seu prato predileto. O chef que conquistar mais votos para a sua receita recebe um prêmio.

Oficinas de aproveitamento de alimentos e o Pequeno Gourmet
Nos três dias de evento, entre 10h e 18h, o Sesc-RJ leva ao Parque, entre outras atrações, oficinas para ensinar aproveitamento total dos alimentos, um dos programas que fazem parte do Mesa Brasil, incluindo o Pequeno Gourmet, para crianças. Nesta programação, destaque para dois chefs de Petrópolis, Patrícia Dutra e Javy Larroquet.
Patrícia Dutra da Pousada Vila Nogueira é especialista em culinária vegana Ayurveda e vai ensinar como fazer um hambúrguer de arroz e feijão. Já o chef Javi leva ao Parque uma receita que prepara sempre na Pousada Aracê: curry de grão de bico com legumes. Nesta programação, no Pequeno Gourmet, a chef Daniele Harris vai ensinar a criançada receitas como um cupcake de abobrinha e uma pizza de cenoura.

Segredo dos chefs está na produção local
Nos três dias de evento no Parque de Exposições (03 a 05.12), sempre de 10h às 18h, estará disponível a Feira de Economia Criativa, com apresentação de produtores locais inclusive os orgânicos, uma ação do Sesc-RJ parceiro do evento. E é essa produção local que faz o diferencial nas receitas dos chefs petropolitanos, uma oportunidade de descobrir todos os segredos que fazem da cidade ser reconhecida como um polo de excelência em gastronomia.

Degustação com boa música
E ainda foi reservada a parte musical com shows nos três dias de evento no Parque de Exposições, sempre às 16h. Na programação, sexta (03.12) o Trio Dubrá recebe a convidada Thalita Vila Nova; sábado (04.12) Mayara Ferreira e Grupo Estação Brasil se apresentam e, domingo (05.12), o Trio Dona Flô encerra o final de semana.
Os chefs, os cardápios, os preços dos pratos do festival e toda programação do Petrópolis Gourmet estão na revista eletrônica do evento (www.petropolisgourmet.com.br) e nas redes sociais.

21º PETRÓPOLIS GOURMET – ESPECIAL DE NATAL – 03 A 19 DE DEZEMBRO
Dias 03, 04 e 05 de dezembro
Parque de Exposições – Estrada União e Indústria 10.000 – Itaipava
Dia 03, de 10h às 22h
Dia 04, de 10h às 22h
Dia 05, de 10h às 18h

De 06 a 19 de dezembro
Nos restaurantes e bares participantes (de acordo com horário de funcionamento de cada um)
Programação completa do evento:
www.petropolisgourmet.com.br

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: