seg. maio 16th, 2022

Proposta aprovada poderá conceder desconto no IPTU às empresas que incentivarem o uso da bicicleta

Na sessão plenária desta quinta-feira (02), a Câmara Municipal aprovou uma proposta de autoria da Vereadora Gilda Beatriz (PSD), que visa à concessão de desconto de IPTU às empresas do setor privado que incentivarem seus funcionários a adotar o uso de bicicletas como meio de transporte no translado para o trabalho e seu retorno.
No texto do projeto, a Parlamentar defende que o Poder Executivo poderá estipular os critérios para a concessão do desconto, sendo primordial que as empresas viabilizem e realizem a manutenção adequada de bicicletário e vestiários com capacidade proporcional ao fluxo de funcionários. O bicicletário deve estar disponível para uso de forma gratuita também para os clientes. Com relação ao valor do desconto no IPTU, ficará a critério da Secretaria responsável, não devendo ser superior a 10%.
“Nós precisamos incentivar a cada dia o transporte limpo e sustentável. O ciclismo como modal de transporte, é defendido e incentivado nos países mais desenvolvidos do mundo, e Petrópolis já avança nesse sentido, com o Plano Diretor Cicloviário, na qual eu tenho lutado para que seja implementado como Presidente da Comissão Especial de Mobilidade Cicloviária. E essa proposta, atende tanto na questão da saúde pública, quanto na pauta de mobilidade urbana e preservação do meio ambiente”. – Comenta a Vereadora.
Alguns países já incentivam o uso da bicicleta pelos trabalhadores no seu deslocamento diário. É o caso da França, que testou por seis meses a remuneração por quilômetro pedalado (€$ 0,25/km) e os Estados Unidos que concede US$ 20 mensais ao profissional que usa a bicicleta para ir ao trabalho.
No Brasil, diversas cidades estão se mobilizando para incentivar as empresas neste sentido. Nos seguintes municípios, já é Lei: São Paulo, Bragança Paulista, Campo Grande, Santa Cruz do Sul, João Pessoa, entre outros.
O uso da bicicleta como alternativa de transporte é parte fundamental da mobilidade urbana em nossa cidade. De acordo com um estudo realizado pelo British Medical Journal, os ciclistas têm 52% menos risco de morrer por doença cardíaca e um risco 40% menor de morrer de câncer. Eles também têm 46% menos risco de desenvolver doenças cardíacas e um risco 45% menor de desenvolver câncer.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: