sáb. jan 29th, 2022

Cultura e solidariedade juntas no Natal do Sesc em Petrópolis

Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio, é embaixador do Mesa Brasil no município


A programação do Natal do Sesc Rio este ano ganhou um elemento a mais: o Mesa Brasil. O programa de arrecadação e distribuição de alimentos do Sesc já entregou mais de três toneladas de alimentos para instituições filantrópicas de Petrópolis. Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) é embaixador das ações do programa na cidade. Para esta edição especial do Natal promovido pelo Sesc a pedido da Fecomércio RJ, o embaixador sugeriu que as ações fossem incluídas nas atividades para aliar cultura e solidariedade em um só evento. “Quando decidimos que teríamos um final de semana dedicado a gastronomia, incluindo o Petrópolis Gourmet nas atividades, pedi a equipe do Sesc que incluísse na programação ações do Mesa Brasil. É uma ótima oportunidade de falar e mostrar o que é o programa”, pontua Marcelo.
Entre os dias 03 e 05 de dezembro o Natal do Sesc vai promover atividades do Mesa Brasil no Parque Municipal em Itaipava.
O Redes Gastronômicas é o trabalho feito pelas equipes do Sesc nas instituições socioassistenciais atendidas pelo Mesa. As cozinheiras e cozinheiros participam de capacitações mensais do Mesa Brasil, que estimulam a utilização integral dos alimentos na elaboração de receitas criativas. O resultado são pratos saborosos e surpreendentes. “Esse trabalho vai ser mostrado lá no parque”, diz Marcelo.
Já o Pequeno Gourmet é uma ação para despertar o interesse das crianças para o preparo de alimentos de forma criativa, divertida e saudável. Considerando que as crianças aprendem observando e imitando os adultos, uma das maneiras mais eficazes de fazer os pequenos comerem melhor é estimulá-los a participar da escolha e do preparo dos pratos, combinando sabores e texturas de diferentes alimentos. “Dessa forma, o Mesa Brasil Sesc estimula a conscientização, desde a infância, do aproveitamento de alimentos”, explica o embaixador do Mesa.

Saiba mais sobre o Mesa Brasil Sesc RJ
O Mesa Brasil Sesc RJ atua há 20 anos no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações e os distribuindo a instituições socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos, asilos, etc. Além disso, orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas. O programa atua ainda em situações de calamidade, como desastres naturais.

PROGRAMAÇÃO MESA BRASIL – NATAL SESC RJ – Petrópolis
Parque de Itaipava: Estrada União e Indústria 10.000
**Programação sujeita a alterações

Redes Gastronômicas I – Mesa Brasil Sesc
03/12 a 05/12 | 10h às 16h | GRÁTIS
Sinopse da programação: A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer, e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis a Cozinha Show Mesa Brasil Sesc traz uma programação de receitas criativas e econômicas com o foco no aproveitamento integral dos alimentos e na gastronomia social e sustentável e convida chef de cozinha da região para traz a cultura e a regionalidade potencializando a gastronomia local.

Receitas:
-Oficina de brigadeiro trufado, croquetes de talos, suco de chuchu com limão – Chef: Neide Marco
-Hambúrguer com arroz e feijão com molho de talos – Chef: Patrícia Dutra
-Bolinho de tutu com carne seca – Chef: Stella Tuttolomondo
-Oficina de risoto de casca, bombom doce mel e suco de chuchu com limão – Chef: Eliane Souza
-Oficina de estrogonofe vegano, verrine e suco de cascas de abacaxi – Chef: Neide Marco
-Curry de grão de bico – Chef: Javy Larroquet
-Cenoura assada com rapadura do quilombo boa esperança – Chef: Lydia Gonzalez
-Oficina de antepasto de casca de banana, bolo de goiaba com casca e suco de abacaxi com espinafre – Chef: Eliane Souza
-Oficina de croquetes de talos, brigadeiro trufado e suco de maracujá com repolho – Chef: Neide Marco

Pequeno Gourmet
03/12 a 05/12 | 10h às 16h | GRÁTIS
Sinopse da programação: Sabendo-se que nos primeiros anos de vida é o período de formação de hábitos alimentares e sociais da criança e que pesquisas mundiais revelam que os hábitos alimentares sofreram uma mudança significativa com o aumento do consumo de alimentos processados e ultra processados, alto consumo de bebidas gaseificadas e com alto teor de açúcar, bem como o baixo consumo de frutas e hortaliças.
Tendo como base o Programa “5 ao Dia” que tem como objetivo a promoção de uma alimentação infantil saudável e contribuir para a prevenção de doenças crônicas associadas aos maus hábitos de alimentação, incentivando o consumo de pelo menos 5 porções diárias de frutas, legumes e verduras o Projeto Pequeno Gourmet leva o conhecimento para o público infantil de educação alimentar e receitas nutritivas e saborosas.

Receitas:
-Docinho de beterraba – Chef: Daniele Harris
-Hambúrguer de berinjela com creme de batata doce – Chefe Daniele Harris
-Pizza de cenoura – Chef Daniele Harris
-Cupcake de abobrinha verde – Chef Daniele Harris

Chefs da região que estarão na programação:
JAVY LARROQUET
Nascido na Argentina, em família de caçadores e cozinheiros de mão cheia e criado pelo mundo. Sagitariano curioso, de formação profissional na gastronomia e alma nômade, viajou por mais de 10 países realizando o projeto ‘Cocinando por América Latina’ pesquisando e resgatando o patrimônio imaterial, documentando a cultura do povo através do alimento, hoje naturalizado Brasileiro. Morou na Costa Rica, Perú, Paraguai e Inglaterra, trabalhou em diversos restaurantes e hotéis, em eventos dando palestras e workshops, assim também como professor de cozinha e apresentou o programa “Cocina en Movimiento” na tv Argentina.
Atualmente, reside na região serrana do Rio onde oferece experiências afetivas ao redor do fogo com seu projeto Encontro Origens. Voltando às raízes dos assados, de temperos simples e texturas rústicas, ele conecta o campo com a mesa e propõe um ritmo analógico à cadeia toda. Estimulando a plantar o próprio alimento, valorizando o pequeno produtor local, dando visibilidade aos saberes e sabores ancestrais e trabalhando com diversos povos indígenas.

LYDIA GONZALEZ
Lydia Gonzalez cresceu ao redor da cozinha. E foi lá que sua relação com a comida começou. Natural de Petrópolis, formada em Gastronomia, Lydia se engajou em uma carreira pontuada por diversos estilos culinários, trazendo experiências de conceituados restaurantes de culinária japonesa, tailandesa, italiana e francesa por onde passou, até chegar à cozinha brasileira, onde fez parada definitiva.
Depois dessas passagens, Lydia viveu três anos na Europa. Nesse período, trabalhou em restaurantes estrelados e “mochilou” um tanto a fim de comer e beber. A possibilidade de conhecer in loco tantas culturas e sabores enriqueceu seu repertório e acabou por influenciar no seu estilo culinário. Sintetizando as andanças no Brasil e no exterior, Lydia exerce uma cozinha moderna e saborosa, leve e afetiva.
Foram 20 anos de estrada até o surgimento do Angá, onde a ideia é receber com leveza, e partilhar sabores com aqueles que buscam um lugar especial para reencontrar memórias à mesa. Como ela mesma gosta dizer, o nome Ateliê – e não restaurante – é uma analogia a um local onde se faz artesanato.

PATRICIA DUTRA
Sou Cheff de culinária vegetariana e culinária Ayurveda, formada pela escola de Ayurveda da Art off living. Proprietária da Pousada Vila Nogue, pousada Vegetariana, de alimentação saudável e sustentável. Prezamos pela preservação do meio ambiente. Recebendo grupos nestes 10 anos de moradia em Petrópolis, com uma culinária saudável e saborosa.

*Com informações da assessoria do Sesc Rio.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: