sex. maio 20th, 2022

Policiais do 26º BPM participam da palestra “Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”

Policiais do 26º BPM de Petrópolis participaram na manhã desta segunda-feira (06), da palestra “Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Os agentes receberam as Cartilhas do Homem e do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), que vão auxiliar as equipes da PM no atendimento em casos de violência doméstica.
Idealizada pela promotora Vanessa Katz, a palestra foi promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Articulação Institucional e ministrada pela coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher, Ana Luiza Franco e pelos policiais militares cabo Elisama Lima e sargento Rondillene José Manoel Fontes, ambos da Patrulha Maria da Penha.
“O acolhimento humanizado dessas mulheres é fundamental para fazer com que elas se sintam seguras e consigam, de fato, deixar os ciclos de violência. Hoje, a nossa intenção é sensibilizar cada vez mais as instituições de segurança e órgãos de proteção à mulher, para garantir que elas sejam recebidas com a atenção e cuidado que merecem”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Por meio do Ônibus Lilás, a Prefeitura tem realizado a busca ativa das mulheres vítimas de violência, indo até elas dentro das comunidades. “Em muitos casos elas não conseguem chegar ao Centro da cidade. Temos buscado trabalhar de forma integrada e essas parcerias com o Ministério Público, as polícias Civil e Militar e a nossa própria Guarda Civil, têm garantido bons resultados. Ninguém faz nada sozinho”, complementou o prefeito.
A ação faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e pela passagem do Dia do Laço Branco – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. “Estamos avançando na construção da rede de atendimento à mulher na cidade e este processo de integração com a PM é fundamental. A capacitação de hoje foi um primeiro passo, muito importante”, disse a promotora Vanessa Katz, lembrando que no próximo dia 15 de dezembro haverá uma live sobre a rede de atendimento à mulher vítima de violência em Petrópolis.
O coronel André Henrique, comandante do 26º BPM, também destacou as parcerias, o trabalho realizado pelo CRAM e a importância da capacitação continuada dos policiais. “Precisamos estar sempre nos atualizando e, hoje, de forma bem didática o CRAM trouxe alguns casos assombrosos, mas que aconteceram. Por isso, nossas equipes da sala de operações precisam estar preparadas para orientar e socorrer essas mulheres vítimas de violência”, frisou o comandante do 26ºBPM.
Para a coordenadora do CRAM, Ana Luiza Franco, é essencial que todos os setores que trabalham no enfrentamento à violência estejam articulados. “É fundamental que entendam fluxos e protocolos e que dialoguem entre si. Com isso, a palestra de hoje traz um grande avanço para que junto com a Polícia Militar possamos trabalhar da maneira mais eficiente possível”, disse Ana Luiza, ao lado da coordenadora do Gabinete da Cidadania, Cléo de Marco.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: