sáb. jul 2nd, 2022

Defesa Civil, em parceria com o SAMU, reforça capacitação nas comunidades para a atuação em situações de emergência

Começou neste fim de semana, a capacitação dos Guardiões da Comunidade realizada pela Prefeitura, a partir da parceria entre as secretarias de Saúde e Defesa Civil, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A instrução teve início no último sábado (11), quando 16 pessoas fizeram parte do primeiro grupo de moradores reunidos pelos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) e receberam orientações básicas de primeiros socorros. No próximo dia 18, uma nova turma será capacitada a prestar o atendimento inicial em situação de emergência. A ação contemplou até o momento as comunidades do Floresta, Retiro, Quitandinha e Sargento Boening e quem estiver interessado pode ter acesso à instrução por meio do NUDEC da respectiva região.

“Esse é mais um serviço em benefício da população que é resultado do trabalho integrado do governo municipal. É uma instrução importante, que pode fazer toda a diferença na vida das pessoas”, destacou o prefeito Hingo Hammes.

A iniciativa faz parte das ações da Defesa Civil de preparo das comunidades para o enfrentamento de momentos de crise, principalmente em caso de ocorrências causadas pelas fortes chuvas. “Identificamos nessa capacitação uma forma de preparar a população para lidar com situações de emergência, para que consigam dar um suporte às pessoas que necessitarem de atendimento, até a chegada do socorro qualificado”, pontuou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers. Ele ressalta ainda que o treinamento faz parte do projeto NUDEC 2.0: “Essa é uma nova proposta que queremos oferecer às comunidades por meio do NUDEC, que passam a ser instrumentos para levar avanços para as localidades”.

Além da capacitação para os Guardiões da Comunidade outros cursos de formação, inclusive profissionalizantes em parceria com instituições, serão oferecidos por meio da iniciativa NUDEC 2.0. “Identificamos nos núcleos comunitários um meio não só de orientar a população para a prevenção e enfrentamento de desastres, mas também uma forma de oferecer mais oportunidades para o desenvolvimento da população”, acrescentou o secretário.

Para a moradora do Retiro, Janaina Bernardino, a parceria proposta pela Defesa Civil faz a diferença para a comunidade. “Nunca tivemos esse tipo de atendimento, a população sofre por não ter conhecimento. É preciso que a comunidade entenda que precisamos atuar em parceria para podermos fazer a diferença”, destacou a moradora, que participou da capacitação junto com a moradora da mesma localidade, Monique Santos, que também busca ter maior participação na comunidade do Retiro e contribuir para o melhor atendimento da população. “Essa instrução é muito importante e pode fazer a diferença em uma situação de emergência na nossa região”, contou.

O coordenador de Enfermagem do SAMU, Joelson da Silva Gomes destaca que a parceria com a Defesa Civil foi um importante meio para se chegar às comunidades e levar as instruções que podem salvar vidas. “Passamos instruções para que as pessoas tenham condições de oferecer os primeiros socorros de forma segura, seja na comunidade ou na própria residência. Essas orientações vão possibilitar que as pessoas adotem cuidados mínimos para que vítimas possam ser mantidas vivas até o socorro chegar”, pontuou o coordenador de enfermagem, chamando a atenção para a importância de se saber como oferecer o primeiro socorro a um acidentado. “O primeiro atendimento é decisivo para reduzir sequelas e aumentar as chances de sobrevida das pessoas acidentadas”, destacou.

No próximo sábado uma nova instrução será oferecida para moradores de diferentes localidades. A proposta é que a capacitação para Guardiões da Comunidade seja contínua e contemple participantes de todos os 28 NUDEC da cidade.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: