seg. maio 16th, 2022

Em Búzios, XTERRA ressalta status de maior competição off-road do Brasil

No último sábado (11), a etapa Mundial do XTERRA tomou conta da cidade de Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. O evento, apresentado pela a Enel Distribuição Rio, juntamente com Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, com uso da Lei de Incentivo ao Esporte, contou com a participação de mais de 5 mil atletas e espectadores, que prestigiaram os desafios de triathlon off-road, swim challenge, aquathlon e trail run.
Valendo o título de Campeã(o) Brasileiro de Cross Triathlon e Cross Paratriathlon, atletas amadores e profissionais protagonizaram uma disputa bastante competitiva em um percurso que surpreendeu os presentes tanto pelo elevado grau técnico, como pelas paisagens de tirar o fôlego. “Mais difícil do que esperava, especialmente na bike, foi uma trilha bem dura, diferente do que imaginávamos”, contou Frederico Zacharias, primeiro colocado geral, com 2h46min09. Na elite feminina, a vitória foi de Clara Carvalho, que finalizou a prova em 3h47min21.
Durante a premiação do triathlon também foram conhecidos os 52 classificados (30 homens e 22 mulheres) para o Campeonato Mundial na Ilha de Mauí, previsto para 13 de novembro de 2022. Lágrimas de emoção e alegria vieram seguidas de muitos aplausos para celebrar aqueles que se superaram e terão a honra de representar as cores do Brasil na principal competição do maior circuito de esportes outdoor do planeta.
“Fiz uma vaquinha para poder competir em Búzios. Saí de Criciúma (SC) de ônibus e cheguei no Rio direto para a prova. Agradeço a todos que me ajudaram a chegar até aqui”, contou Gabriel da Silva Eufrasio, de apenas 18 anos, 1º colocado na categoria M1519.
No Aquathlon, Isabele Barbieri foi a primeira a cruzar a linha de chegada (1h15min22), apenas 4 segundos a frente de Wagner Weber, vencedor entre os homens (1h15min26). “A prova muito boa, percurso desafiador, estou feliz a enésima potência, depois de tudo o que se passou nessa pandemia. Parabéns a organização e aos atletas que abrilhatam o evento, fazendo tudo acontecer da melhor maneira”, afirmou Weber.
Na prova de natação, o campeão dos 3k foi Artur Pedroza (37min47) enquanto Leonardo Radi venceu os 1,5k (22min31). Entre as mulheres, Marcia Pinheiro subiu no topo do pódio do percurso mais longo (58min06) e Isadora Sodre ficou com o ouro na prova mais curta (27min14).
Por fim, mas não menos importante, o XTERRA terminou um dia com 3 corridas charmosas pelo centro da cidade. A competição se encerra no domingo (12/12), quando os bikers entram em ação para a disputa das provas de MTB, nas distâncias 34k e 55k, e a garotada mostra seu talento na Kids Run.
Além do patrocínio máster da ENEL e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, o evento tem patrocínio da Land Rover e Localiza, apoio da Maçãs Turma da Mônica, Speedo, FOTOP e chancela da Prefeitura Municipal de Búzios e da Polícia Rodoviária Federal.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: