sex. jan 21st, 2022

Município tem 120 mil pessoas vacinadas contra gripe; Taxa de cobertura entre idosos é de 85,9% e de crianças está em 72,48%

Petrópolis recebe 2.200 doses de vacina contra Influenza nesta quarta-feira

Vacinas serão distribuídas em 14 salas de vacina na manhã de quinta-feira (16)


Petrópolis recebe nesta quarta-feira (15) um lote com 2.200 doses de vacinas contra a Influenza – vírus da gripe. O envio da remessa foi informado ao município pela Secretaria de Estado de Saúde. Com a confirmação da chegada, a Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde planeja a logística de distribuição. As vacinas serão enviadas ao longo da manhã de quinta-feira (16) para 14 unidades de saúde em diferentes pontos da cidade.
“É um reforço importante que chega em um momento em que a cidade registra um aumento significativo nos atendimentos a paciente com sintomas gripais. Importante lembrarmos que apesar da campanha de vacinação contra a gripe ter sido encerrada em julho, a vacina ficou disponível nas salas de imunização enquanto houve estoque e ao perceber o aumento na demanda pela vacina, o secretário de Saúde Aloisio Barbosa Filho acionou o estado requisitando mais doses”, explica o prefeito Hingo Hammes.
A solicitação de mais doses foi feita na semana passada, diante do aumento na demanda por vacinação nas unidades de Saúde da cidade e do volume de atendimentos a pacientes com sintomas gripais, que mais do que dobrou na UPA Cascatinha. Ao enviar para as salas de vacina as últimas doses em estoque, a Divisão de Imunização havia também comunicado ao estado que os estoques da Vigilância Epidemiológica do município estavam zerados.
“Diante da procura da população pela vacina e do aumento nos atendimentos a pacientes com sintomas de gripe na UPA Cascatinha, que mais do que dobrou no início deste mês, entendemos ser importante reforçar junto ao Estado a necessidade de recebermos mais vacinas contra a influenza. Com a chegada deste lote, termos a vacina disponível novamente na quinta-feira”, explica o secretário Aloisio Barbosa Filho.
A vacina contra a influenza estará disponível na quinta-feira nas UBSs Morin, Alto Independência, Quitandinha, Mosela, Retiro, Itamarati, Itaipava, Araras e Pedro do Rio; nos PSFs Alto da Serra, São Sebastião e Posse, além do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e do Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira.
O secretário de Saúde frisa ainda a importância dos demais cuidados para prevenir a gripe. “A orientação é a mesma adotada em caso de outras doenças virais: higienização das mãos e uso de máscara”, destaca.
Em Petrópolis, 122.226 moradores receberam a vacina contra o vírus influenza. Ao todo foram vacinadas até o momento 84.357 pessoas que fazem parte do público alvo da campanha e outras 37.869 pessoas que procuraram as unidades de saúde desde o início de julho, quando a vacinação foi aberta a toda população. O município tem 68,9% de cobertura, considerando o público alvo da campanha. Foram imunizados na cidade 50.703 idosos e 14.766 crianças, o que corresponde a 85,9% e 72,48% de cobertura, respectivamente, para estes grupos. A campanha de vacinação contra a influenza teve início em abril e foi encerrada em julho.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: