seg. maio 16th, 2022

Inscrições abertas para I Fórum Municipal de Saúde Mental no dia 20

Evento é voltado para profissionais, usuários da rede SUS e parentes de assistidos na rede de Saúde Mental


Com foco no desenvolvimento de estratégias para melhorar o atendimento a pacientes assistidos na rede de Saúde Mental, a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizam no dia 20 deste mês o I Fórum Municipal de Saúde Mental. O evento é aberto a profissionais da área que atuam tanto no poder público quanto na rede privada e a usuários e familiares de pessoas atendidas na rede de saúde mental.
“O Fórum será uma oportunidade não apenas para gestores e profissionais, mas principalmente para as pessoas atendidas na rede de saúde mental e suas famílias apresentarem as demandas. Essa contribuição, que tem como base na realidade vivenciada no dia a dia, é fundamental para que se possa alinhar as políticas públicas às necessidades reais destas pessoas e certamente contribuirão para que a rede ofereça um atendimento com mais qualidade”, destaca o prefeito Hingo Hammes.
As inscrições foram abertas na segunda-feira (13) e seguem sendo realizadas até o dia (17). Interessados podem se inscrever acessando o link:
https://portal.smspetropolis.net.br/forum-saude-mental/
“Estruturar e otimizar o atendimento na rede de Saúde Mental é fundamental. A pandemia, que em graus diferentes vem impactando a todos, deixou ainda mais evidente a necessidade do cuidado e atenção com a política pública de saúde mental. Reunirmos profissionais, gestores e usuários para a discussão destes temas em uma discussão municipal é o primeiro passo neste sentido”, destaca o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
O Fórum municipal terá quatro eixos de discussão: I – Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito a Cidadania; II – Gestão Financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental; III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; IV – Impactos da Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.
“O Fórum é uma oportunidade de discutirmos a saúde mental com gestores, trabalhadores e usuários do sistema se Saúde, pontuando a realidade local. O que é fundamental neste processo de construção das políticas públicas voltadas para este público. Os resultados dos debates aqui serão encaminhados para a Conferência Regional, que terá as propostas votadas e encaminhadas para a etapa Estadual e posteriormente discutida na esfera Federal”, destaca a superintendente de Atenção à Saúde, Claudia Carvalho Respeita da Motta.
“Importante discutir a saúde mental para que possamos melhorar a estrutura de atendimento aos usuários segundo as diretrizes do Estado e Federal e também fazendo com que as informações da realidade, discutidas em todas as etapas chegue a estas esferas para que as politicas estejam alinhadas com as necessidades dos usuários”, completa o diretor do Departamento de Saúde Mental, Oswaldo Alberto Filho.
Os temas serão debatidos das 9h às 17h na Escola Liceu Municipal Carlos Chagas.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: