sáb. jan 29th, 2022

Mais de 33 mil animais vacinados contra a raiva animal em Petrópolis

Com 86% de cobertura vacinal, cidade ultrapassa meta estipulada de 80%
Mais de 33 mil animais foram vacinados contra a raiva animal pela prefeitura de Petrópolis em 2021. Com 86% de cobertura vacinal, o município ultrapassou a meta de 80% estipulada para esse ano. Por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental do Departamento de Vigilância em Saúde, 25.383 cães e 7.691 gatos estão imunizados com a vacina antirrábica. Ao todo, foram 33.074 animais vacinados.
“Percorremos todos os cinco distritos de Petrópolis, realizando a Campanha de Vacinação Antirrábica em todas as regiões da cidade. A vacina contra a raiva é a única forma de prevenir a doença e manter os animais saudáveis. É importante esse cuidado, ainda mais no mês de dezembro, que marca a luta no combate ao abandono de animais”, destaca o prefeito Hingo Hammes.
A Campanha de Vacinação Antirrábica de Petrópolis foi realizada em sete edições, e contou com a etapa extra, no último domingo (12), na Praça Dom Pedro. Foram 123 cães imunizados e 14 gatos, totalizando 137 vacinas. A ação faz parte da campanha do Dezembro Verde, no mês de combate ao abandono de animais. Além da vacinação antirrábica, neste domingo foi realizada a 3ª edição da Cãominhada de Natal e a 15ª edição da Campanha de Adoção de Animais, que contou com 5 adoções.
O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, diz que atendendo alguns pedidos, ainda serão realizadas ações de repescagem para vacinação. “Recebemos alguns pedidos para que a aplicação da vacina seja realizada novamente em locais que já percorremos. Vamos atender a população e divulgar os dias e horários da vacinação. Ressaltamos a importância de vacinar os pets anualmente”, disse ele.
A raiva é uma doença infecciosa viral altamente letal, que acomete animais e inclusive o homem ( zoonose). Ela atinge o sistema nervoso central e pode levar a morte. A transmissão para humanos pode ocorrer por mordidas e/ou arranhões, e contaminações de mucosas por saliva de bichinhos infectados. A vacina é a única forma de prevenir a doença.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: