sex. maio 20th, 2022

PM lança Operação Turismo para reforçar a segurança na orla carioca

Como reforço à Operação Verão lançada em setembro, a Secretaria de Estado de Polícia Militar implanta a partir deste final de semana o Projeto Operação Turismo 21/22. Trata-se de um pacote de medidas voltado para ampliar a segurança dos moradores do Rio e turistas, com foco especial nas orlas das zonas Sul e Oeste da capital.
Entre as ações adotadas a partir deste fim de semana está a implantação de ponto eletrônico que começará a operar, de forma experimental, em 12 hotéis da Praia da Copacabana. Por meio desse dispositivo, os policiais militares do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) passarão a estabelecer contato permanente com a administração dos hotéis para receber demandas na área da Segurança. Esse programa será estendido, ainda durante o verão, a hotéis localizados em outras áreas das zonas Sul e Oeste.
Além do reforço no efetivo do BPTur e nas unidades operacionais de Copacabana (19º BPM), Leblon (23º BPM), Barra da Tijuca (31º BPM), entram em operação a partir deste sábado duas medidas: instalação do Carro Comando, no Arpoador, para coordenar diariamente ações de patrulhamento em toda faixa litorânea, inclusive com emprego de grupamento de motocicleta; e presença de policiamento montado na Rua Francisco Otaviano, entre Copacabana e Ipanema.
Outra medida importante que faz parte do pacote Operação Turismo 21/22 é o BOPM Online, já adotado em Copacabana, por meio do qual os policiais militares fazem registros de ocorrências de menor gravidade para não haver perda de tempo das ações de policiamento preventivo e ostensivo.
Para dar segurança jurídica às ações de policiamento, foi reativado o Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público, que passará a ter acesso a todas as ocorrências registradas por policiais militares.
O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, lembra que o projeto segue uma diretriz do Governo do Estado, estabelecendo o turismo como atividade econômica estratégica para a retomada do desenvolvimento.
“Em todos os grandes centros turísticos do mundo, há um policiamento diferenciado para oferecer sensação de segurança aos visitantes nacionais e estrangeiros”, explica o coronel Henrique.

Nova estrutura
O planejamento do reforço da Operação Verão foi desenvolvido a partir de estudos elaborados pelo comando da corporação em parceria com instituições empresariais da área turística. Os estudos indicam, por exemplo, que 80% dos roubos e 89% dos furtos contra turistas ocorrem no eixo Copacabana-Ipanema, numa análise feita nas ocorrências registradas na região da cidade sob circunscrição do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), que abrange Zona Sul, Centro e parte da Zona Norte.
Para dar suporte logístico a ações de policiamento nas áreas estratégicas para o turismo, a Polícia Militar vem ampliando sua estrutura. Em menos de uma semana, foram inaugurados três postos avançados para atender a esta demanda.
No sábado, dia 11/12, foi instalada a central de monitoramento na Companhia Destacada do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), na Linha Vermelha, nas imediações da entrada da Ilha do Governador. Os operadores dessa central, por meio de imagens captadas por câmeras ao longo da Linha Vermelha, orientam os grupos de motopatrulhamento que operam no principal corredor viário de acesso ao Aeroporto Internacional do Galeão.
Na última quarta-feira, dia 15/12, foram inauguradas duas novas estruturas. Uma Companhia Destacada do 5º BPM (Praça da Harmonia) na Ladeira da Misericórdia, que contará com um efetivo de 150 policiais para irradiar policiamento ostensivo em área estratégica do Centro, como Tribunal de Justiça e imediações do Aeroporto Santos Dumont. Nesse mesmo dia, foi inaugurado o Pelotão Destacado do RPMont (Regimento de Polícia Montada) numa vila do Jockey Club Brasileiro. Essa nova unidade do RPMont vai garantir maior operacionalidade para o policiamento montado nas áreas da Zona Sul, Centro e Maracanã.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: