Prefeitura aprova com a Caixa Econômica a liberação do FGTS para pessoas que tiveram casas interditadas em função da chuva de janeiro

Os moradores de Petrópolis que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas de janeiro, entre os dias 7 e 14, podem recorrer à Caixa Econômica Federal (CEF) e solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
“Esse é mais um importante benefício, que favorece diretamente a vida de cada um que tenha sido prejudicado pela chuva. Estamos trabalhando para adquirir os recursos do Governo Federal para recuperar as áreas afetadas na cidade e agora, quem tiver tido a casa interditada, também vai poder buscar esse suporte financeiro que vai ajudar muitas pessoas a reerguer suas vidas”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.
A Prefeitura fez o requerimento do adiantamento do benefício para garantir que a população afetada – que tenha tido a casa interditada e possua laudo da Defesa Civil – consiga um aporte financeiro para recuperar os prejuízos sofridos com a chuva.
Ao todo, 70 famílias de 25 localidades avaliadas e registradas pela Defesa Civil, podem ter o direito ao saque no valor de R$ 6.220,00. A solicitação do benefício pode ser feita à CEF a partir desta quinta-feira (10).
A iniciativa é mais uma das ações de reestruturação da cidade conquistada pelo governo municipal, que também teve o reconhecimento da situação de emergência pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que vai resultar em recursos para a recuperação do município.
Para verificar se tem o direito ao saque, é importante que o morador da área afetada, por ocorrência em função da chuva no período de 7 a 14, tenha entre a documentação, o Registro de Ocorrência (RO) da Defesa Civil, com o laudo de interdição do imóvel. Esse documento é fornecido na sede da secretaria – Rua Buarque de Macedo, 128 – Morin – e também pela internet, basta acessar o site da Defesa Civil https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/ no campo RO Digital. Nesse ambiente é preciso realizar um cadastro para ter acesso ao sistema e solicitar o laudo com a avaliação técnica sobre o dano à residência. Para garantir o direito ao benefício, a equipe técnica da Defesa Civil providenciou junto à Caixa Econômica, o cadastramento de todas as áreas afetadas pelas chuvas de janeiro.
“Temos todas as áreas mapeadas e fornecemos esses dados para que a Caixa possa avaliar a liberação dos recursos. Todas as pessoas que tiveram suas casas interditadas podem retirar o Registro de Ocorrência direto na nossa sede ou pela internet, no nosso site, pelo serviço do RO Digital”, explicou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.
De acordo com a Caixa Econômica, para solicitar o benefício, é necessário que a pessoa possua saldo positivo na conta do FGTS e não tenha realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00. De acordo com a instituição financeira, os residentes nas áreas afetadas podem solicitar o saque até 02/05. O processo de solicitação do benefício pode ser feito diretamente em uma agência da Caixa ou pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, pelo celular.

Documentos necessários para adquirir o RO Digital pela Defesa Civil:
Ao acessar o site no endereço eletrônico https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/ será necessário enviar pelo sistema:

  • Documento de Identidade (com o envio do documento no site);
  • CPF (com o envio do documento no site);
  • Comprovante de residência (com o envio do documento no site).

Como solicitar o saque FGTS:

  • Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
  • Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: