Após limpeza e desobstrução das vias por força-tarefa do Estado, comerciantes reabrem lojas em Petrópolis

A Rua Teresa foi fortemente atingida pelas chuvas e o comércio local contabilizou prejuízos. Momento agora é de esperança e retomada

Considerada o maior polo de moda da região Serrana, a Rua Teresa, em Petrópolis, está começando, aos poucos, a retomar suas atividades.  Após o forte temporal da semana passada que atingiu a cidade, muitas lojas foram totalmente ou parcialmente destruídas. Nesta quarta-feira (24), as equipes do Governo do Estado do Rio de Janeiro retiraram os entulhos que fechavam a terceira e última obstrução da via. Com mais de mil lojas, algumas localizadas no início da Rua Teresa reabriram. A Rua do Imperador, a principal da cidade, também recebeu os cuidados da administração estadual.

Os trabalhos de limpeza e desobstrução de vias têm se intensificado em Petrópolis. Equipes do Governo do Estado atuam 24 horas por dia com o objetivo de normalizar a mobilidade urbana, possibilitando a intensificação de socorro às vítimas e a volta dos serviços essenciais a grande parte do município.

Na Rua Teresa, a comerciante Vanessa Scali, 32, trabalha em uma loja voltada para o público infantil. Acompanhada do proprietário, ambos limpavam uma das unidades. Para arcar com os custos mensais, a outra loja está aberta e eles estão definindo estratégias de vendas para arrecadar recursos para quitar os custos mensais:

– A gente agora tem que pensar pra frente. Ajudar o povo e ajudar o nosso negócio. Então estamos fazendo um saldão com as peças boas que sobraram para que a gente possa ter recursos e conseguir pagar nossos funcionários e fornecedores – enfatizou a lojista.

O governador Cláudio Castro ressaltou a importância da volta gradativa do comércio e falou sobre ações de prevenção no local: – Após tanta coisa que vimos ao longo destes dias, ver o comércio voltando a reabrir é significativo. Muitos comerciantes contabilizaram seus prejuízos e nós estaremos ao lado de cada um deles, seja com linha de créditos para se reerguerem ou com políticas públicas de prevenção. Estaremos juntos com os petropolitanos neste momento difícil.

Em outra loja, a vendedora Vânia Coutinho, 42, especializada em roupas femininas, está pronta para receber os clientes. O estabelecimento, que funciona há um ano no local,  também foi invadido pela chuva e já está limpo para receber o público:

– Aqui entrou muita água e muito barro, mas, por sorte, não perdemos tudo como muitas outras lojas. Limpei tudo ontem (terça-feira) e, agora, quero começar tudo novamente. Eu espero que a Rua Teresa volte a ser o que era antes, pois eu dependo desse emprego para sustentar minha família – pontuou a vendedora à espera do primeiro cliente.

Ação noturna continua

A força-tarefa conjunta entre Governo do Estado e Prefeitura de Petrópolis é intensa durante todo o dia e rompe as noites nas ruas da cidade. Na madrugada desta quinta (24), 6 retroescavadeiras, 4 caminhões toco, 3 caminhões pipas e 3 caminhões basculantes continuaram o processo de limpeza das vias. Desta vez, as ruas Teresa, Souza Franco e Albino Siqueira receberam as melhorias.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, acompanhou os serviços durante a noite e agradeceu a todos os colaboradores que têm se dedicado durante todos estes dias:

– Mais uma madrugada que nossos maquinários e homens estão atuando nas ruas de Petrópolis no objetivo de intensificar o trabalho de limpeza e desobstrução das vias. Hoje, estivemos nas Ruas Teresa, Souza Franco, Albino Siqueira e Padre Feijó. Nosso agradecimento a todos os operadores de máquinas, motoristas de caminhão, gente que pega na enxada e na pá, gente que tem virado noite para ajudar Petrópolis.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: