Motolâncias do SAMU vencem obstáculos para levar socorro médico e humanitário a moradores em áreas de difícil acesso em Petrópolis

Equipes de técnicos e enfermeiros já realizaram mais de 50 atendimentos

Moradora do bairro Caxambu, em Petrópolis, Tatiana Coelho viveu o que acredita ter sido um dos momentos mais difíceis da sua vida, durante o temporal que atingiu a cidade no último dia 15. Tatiana estava trabalhando quando a tempestade começou e enfrentou a chuva e a lama para voltar para sua casa para encontrar o marido, que, devido a uma cardiopatia grave, não tem forças para sair da cama. Após o maior desastre natural da história do município, o acesso à residência do casal se tornou ainda mais difícil – eles e os vizinhos ficaram isolados. Na última quarta-feira (23.02), agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), percorriam as ruas do bairro quando receberam a informação de que o idoso precisava de atendimento médico.
Para chegar até a casa de Tatiana, os técnicos fizeram parte do caminho com as motolâncias e, em outro trecho, o acesso só foi possível a pé. Os profissionais passaram por becos estreitos, cobertos por lama. Em alguns locais, foi necessário andar sobre pedaços de madeira colocados sobre o lamaçal.
– Os enfermeiros chegaram aqui, examinaram e atenderam o meu marido. Verificaram todos os sinais vitais dele e fizeram um atendimento completo. Eu gostei muito do atendimento, foi muito humano. Não tenho palavras para agradecer. Agora, eles vão retornar com água e cesta básica para nós – disse Tatiana, emocionada.
No bairro do Alto da Serra, as equipes ajudaram, na quinta-feira (17.02), no resgate de crianças que estavam presas em uma creche. A moradora Ana Lúcia Faria, que estava no local no dia do socorro e acompanhou o atendimento, agradeceu à equipe do SAMU.
– Foi muito importante a chegada do SAMU e do Governo do Estado aqui. Só tenho a agradecer. A ajuda está sendo demais. Muita solidariedade – disse ela.
Desde a quinta-feira passada (17.02), a equipe das motolâncias realizou mais de 50 atendimentos de urgência e emergência. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem percorrem os locais fazendo aferição de pressão, teste de glicose, verificando pulsação e

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: