Defesa Civil evacua área para o desmonte de 75 toneladas de rocha na Rua 1º de Maio

O Governo Municipal atua, com as equipes da Secretaria de Defesa Civil, no trabalho de desmonte das rochas que se deslocaram após as chuvas de fevereiro. Nesta quinta-feira (10), as equipes seguem com os trabalhos na Rua 1º de Maio, na Castelânea, onde está sendo retirada uma rocha de 75 toneladas, com 25 metros cúbicos. Para garantir a segurança da população, a área foi isolada em um trecho de 50 metros do entorno da rocha e os moradores foram orientados a evacuar o local.

“Estamos atuando com toda a cautela que o processo exige para promover a liberação das áreas obstruídas, mas principalmente, garantindo a segurança da população”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo que tem acompanhado de perto todo o trabalho de retirada das pedras, já realizado nas localidades do Caxambu, Morro da Oficina, Chácara Flora, São Sebastião e Rua Teresa.

De acordo com o responsável pela empresa que realiza o desmonte das rochas, Camilo Hemerly, o trabalho na Rua 1º de Maio está entre os mais difíceis realizados na cidade, tendo em vista a área em que a rocha está localizada e as dimensões. “Estamos trabalhando com muita cautela. Utilizamos uma técnica de baixo impacto, que usa uma corrente elétrica de baixa voltagem e baixa tensão, que causam a queima do produto”, explica o técnico, ressaltando que o processo de detonação ocorre por uma reação exotérmica, sem causar vibrações ou lançamentos de rejeitos no entorno.

Essa é a primeira vez que técnica, criada pela empresa do Espírito Santo em 2018, é usada no Estado do Rio de Janeiro. “Destacamos uma equipe para acompanhar especificamente esse trabalho e garantir, não somente o suporte para as equipes, mas principalmente a segurança das pessoas das localidades onde o desmonte é realizado”, pontou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

Antes de qualquer atuação nas localidades, as equipes da Defesa Civil fazem alerta aos moradores sobre o trabalho na região. As equipes ainda atuarão por outras localidades afetadas. A Rua 24 de Maio é uma delas. Os moradores da região já estão sendo comunicados pelo Governo Municipal, inclusive em reuniões com o prefeito Rubens Bomtempo, sobre a necessidade de atuação para a retirada da rocha que oferece risco para a região. Para esta intervenção estão sendo feitos estudos para que o procedimento aconteça da forma adequada.

Outra área que já está mapeada pelas equipes é o conjunto habitacional do Alto da Serra, onde há duas rochas que precisam ser retiradas para a limpeza da área e libração da passagem dos moradores.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: