Parceria do MPRJ e Detran.RJ, ônibus que emite documentos para desabrigados de Petrópolis passa a atender no Alto da Serra

O ônibus do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) que, em parceria com o Detran.RJ, atende moradores de Petrópolis para a emissão de documentos, estará em novo endereço a partir desta quinta-feira (10/3). O posto móvel de atendimento ficará localizado na Praça Doutor Miguel Couto, em frente ao Posto de Saúde da Família Frei Leão (Rua Teresa, 2.024), no bairro Alto da Serra, um dos mais atingidos pela tempestade que caiu na cidade no mês passado e causou grande destruição.
Essa parceria do MPRJ e Detran.RJ foi criada com o objetivo de facilitar a emissão de documentos para os moradores de Petrópolis e, principalmente, das pessoas afetadas pela tragédia provocada pela chuva em 15/02. O posto registrou, desde o seu primeiro dia de atividades (03/03), 130 atendimentos, entre segundas vias de carteira de identidade e carteira nacional de habilitação, emitidas pelo Detran.RJ, além de segundas vias de certidões de nascimento e casamento – com a participação do cartório da cidade.
O serviço estará disponível das 10h às 16h. E uma van disponibilizada pelo Detran.RJ fará o serviço de transporte de pessoas desabrigadas, identificadas em abrigos do município pelo MPRJ, e que ficaram sem seus documentos em função do desastre natural. No novo local, poderão ser emitidas as segundas vias de Identificação Civil, certidões de nascimento e casamento.
Na inauguração do serviço, a coordenadora-geral de Promoção da Dignidade Humana do MPRJ, procuradora de Justiça Patricia Carvão, já havia ressaltado que a regularização da documentação pessoal é fundamental para o efetivo acesso a direitos fundamentais básicos, sendo o primeiro passo a ser dado para que as pessoas tenham acesso aos seus direitos. “Muitas pessoas perderam todos os seus pertences, inclusive seus documentos. E isso traz inúmeras dificuldades, até para a obtenção de benefícios assistenciais, como o aluguel social. Essa mudança para o Alto da Serra, um dos locais que mais sofreram com as chuvas, irá aproximar ainda mais o serviço da população mais atingida pelo desastre, evitando a necessidade de deslocamento até o Centro”, destacou.
Já o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, reforçou a importância da construção de parcerias para minimizar a perda da população atingida pelas chuvas. “Logo depois da ocorrência da tragédia, colocamos nossa estrutura em Petrópolis com postos móveis para ajudar aos desabrigados, tanto com a emissão de novos documentos quanto com a distribuição de cestas básicas, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Estamos aqui juntos com o MPRJ, que dispôs dessa unidade móvel. É fundamental a união de todos e essa parceria do Governo do Estado, através do Detran.RJ, com o Ministério Público”, disse.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: