O motorista que sair da região do Quitandinha em direção ao Bingen possui quatro opções de rota: via Cemitério Municipal, via BR-040, via Centro da cidade e via Vila Militar. A CPTrans reforçou a sinalização nesses caminhos. Além disso, agentes de trânsito espalhados pela cidade também orientam os motoristas. Leia mais abaixo como são esses quatro caminhos.
A orientação da CPTrans é que as pessoas busquem modos de transporte sustentáveis nos seus deslocamentos diários, como o ônibus (que ganhou um corredor exclusivo na Rua Washington Luiz na terça-feira, 8 de março), a bicicleta (em trajetos planos) e a caminhada (trechos curtos). Outra opção é a carona solidária: vizinhos, com rotas parecidas, dividindo o mesmo veículo, ao invés de usarem dois carros para um mesmo deslocamento.
“Já para a pessoa que tiver que sair de carro, saindo dos bairros Quitandinha, Independência, Dr. Thouzet, Siméria ou São Sebastião, e for em direção ao Bingen, a recomendação é que evite o Centro da cidade. As rotas do Cemitério Municipal e da Vila Militar estão sinalizadas, orientando os motoristas”, disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.
Para organizar o trânsito no Centro da cidade, a CPTrans promoveu alterações no entorno da Praça da Liberdade. O objetivo foi evitar cruzamentos no encontro da praça com a Rua Barão de Amazonas.
Agora, quem desce a Rua Barão de Amazonas só pode ir para a Rua Dr. Nelson de Sá Earp. Já para quem vem da Praça da Liberdade e quer ir para a Rua. Dr. Nelson de Sá Earp, é preciso subir a Rua Barão de Amazonas e fazer o retorno no início da via.
Veja abaixo como são as quatro rotas disponíveis para quem sai da região do Quitandinha, importantes não só para quem vai para a região do Bingen, mas também para que vai para os distritos.
Via Centro da cidade
A Rua Dr. Nelson de Sá Earp está operando em mão dupla. Dessa forma, no sentido Rua do Imperador, a via funciona como uma substituição à Rua Washington Luiz, que segue fechada para carros particulares.
Assim, para os carros que saem da região ao Quitandinha com direção ao Bingen ou aos distritos, a rota via Centro é: Rua Coronel Veiga, Duas Pontes, Valparaíso, Rua Monsenhor Bacelar, Praça da Liberdade, Rua Dr. Nelson de Sá Earp, Rua do Imperador, Obelisco, Rua da Imperatriz, Rua Ipiranga (parte final da via) e Rua Treze de Maio. Para ir ao Bingen ou Mosela, o motorista deve seguir pela Avenida Piabanha. Para ir aos distritos, basta seguir pela Avenida Barão do Rio Branco.
Via Cemitério Municipal
No Valparaíso, uma placa na Rua Visconde de Itaboraí indica a rota para quem vai para o Bingen, a Mosela ou os distritos.
A rota via Cemitério Municipal é: Rua Coronel Veiga, Duas Pontes, Valparaíso, Rua Ernesto Paixão (Palácio Itaboraí), Cemitério Municipal, Praça Oswaldo Cruz, Rua Montecaseros e Avenida Piabanha. Para ir ao Bingen ou à Mosela, após a Choperia Gehren, o motorista deve virar à esquerda. Para ir aos distritos, o motorista deve virar à direita.
Via Vila Militar
A via Vila Militar funciona das 6h às 20h, passando pelo 32º Batalhão de Infantaria Leve (Batalhão Dom Pedro II). No entanto, os motoristas devem ficar atentos. Por conta das chuvas de 15 fevereiro, as operações de limpeza seguem sendo realizados no trajeto para a remoção de barreiras. Por isso, são frequentes as interrupções momentâneas no tráfego para a operação das máquinas na limpeza.
A rota via Vila Militar é: Rua Coronel Veiga, Duas Pontes, Rua Gonçalves Dias, Rua Corrêa Lima, Rua Vinte e Nove de Junho, Batalhão Dom Pedro II, Rua Duque de Caxias e Rua Bingen.
A CPTrans também está reforçando a sinalização dessa rota.
Via BR-040
A via BR-040 é mais conhecida pelos petropolitanos e segue sem alteração em relação ao que era feito antes do desastre de 15 de fevereiro.
A rota via BR-040 é: Quitandinha, pórtico, rodovia BR-040, Bingen.
Leia também
-
Trabalhadores da Petro Ita mantêm paralisação no Terminal Rodoviário de Petrópolis
-
Itaipava tem soluções para melhorias no trânsito que nunca saíram do papel
-
Expectativa é de Itaipava lotada no feriado de 7 de setembro
-
Secretaria de Estado de Saúde tira-dúvidas sobre Mpox
-
Calor: invista nas combinações certas e fique por dentro das tendências