Liberado o uso de máscaras em locais abertos de Nova Friburgo

Está liberado o uso de máscaras em espaços abertos de Nova Friburgo. Através do decreto 1.362, publicado na tarde desta sexta-feira, 11, o prefeito Johnny Maycon determinou que o acessório não é mais obrigatório ao ar livre. O decreto tem validade imediata.
A medida foi baseada na avaliação do cenário epidemiológico pela Subsecretaria Municipal de Vigilância em Saúde. Nos “considerandos” que justifica o decreto, o município apresenta “cenário epidemiológico estável” e já superou o estado de calamidade pública produzida pela pandemia de Covid-19.
Sem máscara, na sacada do Palácio Barão de Nova Friburgo, com uma bela tarde de sol ao fundo, Johnny Maycon gravou vídeo explicando o decreto, postado nas redes sociais.
Fica mantida, no entanto, a obrigatoriedade da proteção facial em locais de assistência à saúde, sejam abertos ou fechados. O decreto também recomenda o uso, mesmo em ambientes abertos, por pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, além de bebês até 2 anos.
É recomendada ainda a manutenção de distanciamento físico, a minimização de aglomerações e a continuação de práticas preventivas como lavagem das mãos, etiqueta respiratória e uso de álcool em gel.
Nova Friburgo é a primeira cidade da região a flexibilizar o uso de máscaras, pouco mais de uma semana após o feriadão de carnaval, quando desfiles foram proibidos, mas bares ficaram cheios. A liberação em locais abertos em Friburgo ocorre três dias após a mesma medida ser adotada para locais fechados na capital, onde a proteção facial em ambientes abertos já era facultativa desde outubro.
Segundo o mais recente boletim da prefeitura, apenas 84 testes de Covid-19 foram aplicados nos postos de triagem do município nesta sexta-feira, 11. Desse total, somente seis resultaram positivo. A ocupação de leitos nos hospitais da cidade, tanto de enfermaria quanto de UTI, também está abaixo de 9%, No total, a cidade registrou, nesses dois anos de pandemia, 29.536 casos de coronavírus, com 924 mortes. Foram computados 39 novos casos e um óbito em 24 horas.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: