Projeto propõe a criação do núcleo municipal de atendimento às famílias enlutadas em Petrópolis

Proposta da vereadora Gilda Beatriz foi apresentada em atendimento a demanda do grupo “Mães da Esperança”, formado por mulheres que perderam seus filhos em situações diversas

A vereadora Gilda Beatriz (PSD) apresentou na Câmara Municipal de Petrópolis nesta sexta-feira (18/3) um projeto de lei que dispõe sobre a criação do “Núcleo Municipal de Atendimento às Famílias Enlutadas”. A ideia é que o poder público ofereça apoio, acolhimento e orientação aos familiares que perderam seus entes queridos, inclusive aqueles vitimados recentemente na tragédia que aconteceu na cidade.

A proposta foi apresentada pela parlamentar após uma reunião realizada com representantes do grupo Mães da Esperança, formado por cerca de 30 mulheres que perderam filhos e, atualmente, se reúnem em busca de conversas e atividades diversas que as façam prosseguir na caminhada.

“O projeto visa beneficiar milhares de petropolitanos que perderem seus entes queridos e a esperança na vida, tornando-os incapacitados para o trabalho, tendo que superar os desafios diários e a convivência saudável com seus pares e a sociedade, após a perda pela qual muitos passaram”, explicou a vereadora. Ela recebeu do grupo o pedido de uma atenção maior por parte do poder público com relação ao atendimento psiquiátrico, psicológico e terapeutico para o grupo.

Segundo Andrea Kreicher, uma das mães que integram o Mães da Esperança, dentro do cenário abordado, “muitas mães acabam desenvolvendo uma depressão profunda, levando a incapacidade laboral e ao desenvolvimento de doenças psicossomáticas”.

O grupo teve início em 2019, quando cinco mães enlutadas começaram a se reunir em busca de atividades que as fizessem superar o momento difícil pela qual passavam. Aos poucos, o grupo foi crescendo, e as adesões aumentaram muito recentemente com a tragédia que assolou Petrópolis.

O Núcleo de Atendimento às Famílias Enlutadas, além do necessário acompanhamento da saúde mental das familias, visará a externalização dos relacionados a dor e as formas de enfrentamento do luto, devendo atuar como um facilitador da emissão de laudos para fins trabalhistas e previdenciários, pois a dor da perda de um ente querido é hoje um dos principais motivos de afastamento do trabalho por incapacidade.

No próximo dia 11 de abril, a Câmara Municipal estará realizando uma audiência pública, por solicitação de Gilda Beatriz, que vai abordar os principais aspectos relacionados ao atendimento de saúde mental no município e suas carências.

“Será uma ótima oportunidade para colocarmos na pauta de discussões a criação deste núcleo. Precisamos sim dar uma atenção maior para às famílias enlutadas, e não apenas encarar as perdas como simples estatísticas”, completou a vereadora.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: