Mais 240 toneladas de rocha são retiradas de áreas afetadas pelas chuvas na cidade

Equipes da Defesa Civil atuam no suporte para isolamento das áreas e alerta aos moradores


As equipes da Secretaria de Defesa Civil acompanharam no domingo (3), o trabalho de equipes especializadas para a detonação de cerca de 240 toneladas de blocos rochosos, em locais afetados pelas chuvas na cidade. Os agentes ofereceram apoio para garantir o isolamento de 50 metros do entorno da área em que o trabalho foi executado. Avisos sonoros também foram usados para alertar a população da localidade. A maior quantidade de pedra foi retirada da Rua Uruguai, onde as equipes continuam os trabalhos nesta segunda (4) para a remoção dos fragmentos de 200 toneladas de pedras desmontadas; na Rua Teresa, na altura do posto de combustível, foram removidas mais 40 toneladas.
Com esses desmontes, as equipes especializadas que trabalham na cidade para a detonação segura das pedras, somam mais de 1600 toneladas de rocha retiradas de áreas afetadas pela cidade. O trabalho tem garantido a desobstrução de vias atingidas por deslizamentos e a remoção de pedras em locais de risco, onde poderia haver novos deslocamentos de rocha.
Neste domingo (3), as equipes darão continuidade a remoção de várias rochas da Rua Uruguai. Essa semana as equipes ainda trabalharam na Rua Dr. Thouzet, onde retiraram uma pedra de cerca de 12 toneladas que estava obstruindo parte da via. Ao longo do tempo que trabalham na cidade, as equipes já tiraram pedras no Caxambu, na Rua Primeiro de Maio, na Saldanha Marinho, no Morro da Oficina e no Vila Felipe.
Para o desmonte dos blocos rochosos é utilizada técnica de baixo impacto, com o uso de corrente elétrica de baixa voltagem, que provoca a queima do produto a partir de uma reação exotérmica. A técnica utilizada não causa vibrações e é considerada de maior segurança para ser aplicada em locais habitados, tendo em vista que não provoca lançamento de fragmentos.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: