Dia Mundial de Conscientização do Autismo: escolas da rede municipal promovem ações para lembrar a data

Com o tema “Lugar de Autista é em todo lugar”, escolas da rede municipal de Ensino de Petrópolis estão promovendo ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data é celebrada no dia dois de abril, mas as iniciativas acontecem ao longo de todo o mês. Rodas de conversa, caminhada e culinária fizeram parte das atividades realizadas na sexta-feira (2) e esta semana.
A equipe do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) Aline de Souza Correa, em Pedro do Rio, organizou na sexta-feira, uma roda de conversa entre responsáveis e equipe com o objetivo de dividirem experiências, anseios, dores e alegrias. “Um momento de verdadeira escuta. O acolhimento é o cerne da verdadeira inclusão, e além dos nossos alunos suas famílias também precisam ser acolhidas”, disse a chefe do Departamento de Educação Especial, Amanda Grijó.
A rede municipal de ensino de Petrópolis tem matriculados 429 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em 125 unidades escolares. “Nossa rede oferece e assegura a esses alunos suporte pedagógico nos espaços escolares por meio de estagiários e cuidadores. Também realizamos formações continuadas dos docentes e treinamento dos estagiários e cuidadores”, explicou a secretária de Educação, Adriana De Paula.
Nesta semana, os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Hermínia Matheus, no São Sebastião, realizaram uma caminhada pelas ruas da região e depois um piquenique com os alunos. “Ao longo de todo o mês algumas iniciativas estão previstas todas com o tema ‘Lugar de Autista é em todo lugar’”, frisou a secretária de Educação.
A Rede Municipal de Ensino conta com os atendimentos educacionais especializados nos centros de Referência em Educação Inclusiva: CREI João Pedro de Souza Rosa, no Centro da Cidade e no CREI Aline de Souza, em Pedro do Rio.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: