Parceria entre Núcleo de Medicina do Trabalho e o curso de psicologia da UCP criam o Plantão de Escuta para servidores públicos

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Medicina do Trabalho e o curso de Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) está promovendo o Plantão de Escuta Psicológica Individual. Os atendimentos são voltados para os servidores públicos do município.
O trabalho será realizado entre os meses de abril e junho. “Esse atendimento aos nossos servidores é essencial, principalmente por conta da pandemia que ainda estamos enfrentando e, agora, devido às chuvas que atingiram a nossa cidade e deixaram todos muito abalados. Através desse acolhimento eles poderão experimentar um momento de alívio”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, o objetivo é garantir o bem estar físico e emocional dos servidores, por isso estão sendo realizadas as ações específicas para prevenção e cuidado. “Por meio dessa parceria, os servidores poderão ser ouvidos e suas demandas acolhidas. É essencial esse acolhimento”, frisa Curvelo.
Para a coordenadora do curso de Psicologia da UCP, Rosilene Ribeiro, esse trabalho será uma oportunidade de levar os estagiários do curso de Psicologia a entrarem em contato com uma questão contemporânea, que é a saúde mental do trabalhador.
“Para a UCP será uma enorme satisfação selarmos essa parceria, que trará benefícios aos servidores e qualificará as práticas dos nossos estudantes. Desde o início da pandemia da Covid-19 essa questão tem sido objeto de estudo e pesquisas. Através da criação e implantação de projetos como o Roda de conversas temáticas e o Plantão de Escuta Psicológica, por exemplo, alunos de psicologia e servidores municipais estarão juntos trocando experiências e vivências sobre o cotidiano do trabalho, com questões relativas à subjetividade e saúde mental, com a finalidade de uma promoção de saúde e bem-estar do trabalhador”, pontuou.
De acordo com o coordenador de Saúde do Trabalhador, Rui Carlos Stockinger, o trabalho tem como proposta a atenção emergencial de escuta. Ele inclui orientação e apoio psicológico à situações de crise, luto, sofrimento continuado, momentos de transição existenciais difíceis, conflitos não resolvidos ou impasses em tomadas de decisões. “Serve para fortalecer a autoestima, o contato com si mesmo, elaboração de situações difíceis, a ressignificação de experiências e possibilidades de novas escolhas e direções no viver”, explica.
O Núcleo de Medicina do Trabalhador fica na Avenida Dom Pedro I, 410, no Centro, em frente a Praça dos Trovadores. Informações podem ser adquiridas pelos telefones (24) 2246-9244 / 2246-9199.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: