Divulgação

Centro de Saúde disponibiliza vagas para realizar exame de mamografia por livre demanda

Pacientes que têm que fazer o exame de mamografia, não precisam mais agendar o atendimento. Agora, o Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, está disponibilizando diariamente, cinco vagas para o atendimento de livre demanda e basta o pedido médico para a realização do procedimento.

A medida está sendo possível graças a ampliação do serviço na unidade que, desde o início de março, está disponibilizando quase 40% a mais de vagas do exame que permite o rastreamento do Câncer de Mama. “A mamografia é um exame que permite a identificação precoce da doença, considerada o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. Com essas medidas, temos conseguido fortalecer a busca ativa, otimizando a oferta de exames e com isso aumentando a cobertura e adesão das pacientes a rastreio precoce”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O secretário de Saúde Marcus Curvelo destaca que o câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura antes dos 70 anos de idade. “Por isso, a realização de exames periódicos é essencial para fazer com que essas estatísticas diminuam. A atenção com a saúde da mulher deve ser permanente. Além da reestruturação do serviço de mamografia, desde o início do ano promovemos a retomada das ultrassonografias de mama e reforço na equipe de mastologia”, destaca o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

De acordo com a Célia Bretas, diretora do Centro de Saúde, a unidade recebe, em média, 40 atendimentos diários. “Estes são encaminhados pela Atenção Primária e, hoje, para agilizar esse acolhimento disponibilizamos em torno de cinco vagas para livre demanda. Precisamos estar sempre atentos à saúde e prevenção sem deixar os exames e cuidados rotineiros esquecidos”, explica.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: