Defesa Civil instala novos sensores de movimento de rocha na 24 de Maio

A Secretaria de Defesa Civil reforçou o monitoramento das pedras da 24 de Maio. Nesta quarta-feira (20), mais dois sensores de movimento de rocha foram instalados em outras duas pedras no local e o sensor que já funcionava, passou por atualização. Os equipamentos vão ampliar a vigilância da área para identificar qualquer oscilação ou vibração em todo o entorno. Os sensores acusam não só alteração na posição das pedras, como também podem captar o deslizamento de terra no entorno. A transmissão dos dados coletados pelos sensores é feita de forma constante para o Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP).
O funcionamento do sistema foi constatado a partir do primeiro sensor, instalado no dia 17 de março, que emitiu alertas de segurança durante a chuva do dia 20 do mesmo mês. Os sensores complementam o sistema de monitoramento e alertas do município, que já conta com pluviômetros, estações geotécnicas, Sistema de Alerta e Alarmes (sirenes) e mecanismos de comunicação por SMS, canais de televisão por assinatura e emissão de avisos e boletins meteorológicos.
O monitoramento dos sensores agora é constante. Os aparelhos a todo momento passam informações sobre a posição das pedras. A qualquer vibração ou movimentação é emitido sinal na central de comando por meio de sinal de rádio, disparando alertas e informando quantos graus de movimentação ocorreram. O sistema conta com monitoramento em tempo real, por 24 horas, pelos 360 graus. Na 24 de Maio, os equipamentos estão programados para enviar disparos de alerta a partir de movimentos acima de cinco graus.

Sensores complementam sistema de monitoramento e alerta da Defesa Civil
Os sensores são os novos equipamentos que passam a integrar o sistema de monitoramento, alerta e alarme da Defesa Civil para os dias de chuva forte no município. A cidade conta ainda com um conjunto de 50 aparelhos pluviométricos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), distribuídos pelos cinco distritos. O município ainda possui cinco estações geotécnicas, que mostram o impacto da infiltração da chuva no solo.
A partir dos índices pluviométricos são avaliados os protocolos para o acionamento do Sistema de Alerta e Alarme por sirenes, que indicam os riscos de escorregamento pelas localidades. O município possui 20 conjuntos de sirenes.
Atualmente os aparelhos sonoros funcionam nas localidades da 24 de Maio (Morro do Estado); 24 de Maio (Rua Nova); Dr. Thouzet; Alto da Serra – Ferroviários; Sargento Boening; Vila Felipe – Campinho; Vila Felipe – Chácara Flora; Independência – Rua O; Independência – Taquara; João Xavier; Quitandinha – Amazonas; Quitandinha – Ceará; Quitandinha – Duques; Quitandinha – Espírito Santo; Quitandinha – Rio de Janeiro; São Sebastião – Vital Brazil; São Sebastião – Adão Brand; Independência – Siméria; Itaipava – Gentio e Vale do Cuiabá – Buraco do Sapo.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: