Prefeitura e Inea somam forças buscando mais celeridade na dragagem dos rios

Buscando maior celeridade no trabalho de reconstrução da cidade, a Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (INEA), iniciaram nesta terça-feira (26), uma operação conjunta para realizar a dragagem e limpeza dos rios Palatinato, Piabanha e Quitandinha.
As intervenções nos rios da cidade começaram no mês de março, sobre responsabilidade do INEA, no rio Piabanha, no trecho do Palácio de Cristal. Ainda que a Lei Estadual de Recursos Hídricos estipule que a responsabilidade pela manutenção dos rios é do Estado, bem como matriz de responsabilidade definida em audiência na 4ª Vara Cível, a Comdep iniciou na última semana o trabalho de retirada de terra e lixo do leito e margem do rio na altura da Avenida Koeler, com o objetivo de dar mais celeridade ao processo de recuperação da cidade.
“A Comdep tem equipe especializada e com grande conhecimento na dragagem dos rios de Petrópolis. São profissionais preparados e que conhecem muito bem os leitos dos rios. Por isso, mesmo a responsabilidade pela dragagem sendo de responsabilidade do estado, estamos dando todo o apoio necessário para o INEA. Estamos somando forças, com o objetivo de dar mais agilidade ao processo”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Ao todo, duas escavadeiras hidráulicas, um trator e 8 caminhões serão usados na execução do trabalho.
“Todo mato que se acumulou ao redor do rio está sendo retirado, assim como os bancos de areia e lixo estão sendo removidos. Muitas vezes, os sedimentos são empurrados de forma natural pela água ou pelo vento. Porém, muito lixo tem sido encontrado no leito dos rios. É importante que a população tenha o cuidado de não jogar lixo e não deixar resto de material na beira dos rios.”, destacou o diretor-presidente da Comdep, Léo França.
A ação conjunta segue acontecendo em toda a extensão dos rios que cortam a cidade, ao longo das próximas semanas.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: