‘Sebollas Cultural’ movimenta economia de Paraíba do Sul

Após dois anos sem eventos devido à pandemia da Covid-19, a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul organizou a sexta edição do Sebollas Cultural para alavancar a economia da cidade e movimentar o setor turístico.
“Evento bem bacana. Primeira vez que a gente participa com o Café Caramelo. Não conhecia Sebollas. Gostei muito do local e o evento também está sendo bem bacana. Depois do período difícil que a gente passou, ter um momento de confraternização assim é bem legal. O evento está bem movimentado desde o primeiro dia”, afirmou um dos expositores, Marcelo Vasconcelos de Três Rios.
Nas atrações culturais houve dança de jongo, dança cigana, roda de capoeira, apresentação do projeto ‘Abraço do Pai’, Ateliê de dança Sara Bernardes, dança com Ana Clara Lourenço, batalha do passinho e parque inflável para a criançada.
“Depois de praticamente três anos parados, o primeiro evento depois da pandemia. Muito bom! Muito bacana! Todo mundo abraçou esse evento e estamos felizes. E vamos pedir os organizadores para que consigam mais eventos iguais a esse e convide a gente para participar”, afirmou o expositor de bebidas, Gilmar de Oliveira.

Governo Municipal Presente
O governo municipal levou três secretarias com suas equipes para prestar serviços durante o evento. Participaram a Secretaria Municipal de Saúde com aferição de sinais vitais, teste de glicemia, orientações de saúde bucal, ambulância de plantão todos os dias com técnicos de enfermagem e motoristas, UBS aberta nos dias 21 e 22 e equipe de Zoonoses com exposição de cobras e orientações para evitar acidentes com animais peçonhentos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico também prestou serviços de atendimento à população sobre orientações à emissão de alvará, inscrições de profissionais autônomos, preenchimento de nota fiscal, divulgação de produtos produzidos no município e atrativos para investir em Paraíba do sul, suporte para pequeno, médio e grande empresário.
A Secretaria Municipal de Assistência Social ofereceu serviços de isenção de 2ª via de documentos em parceria com a Fundação Leão XIII, atualização do Cadastro Único, informações sobre Tarifa Social e serviços do CRAS e CREAS.
A Secretaria Municipal de Obras esteve presente também todos os dias realizando a limpeza total do local. Todos os dias os banheiros foram lavados, as ruas e calçadas foram varridas e o lixo recolhido. A Secretaria Municipal de Ordem Pública também marcou presença na segurança do evento e organização das vias.
“O sentimento é de gratidão pelo gigantesco sucesso na sexta edição do Sebollas Cultural. Casas alugadas, empregos gerados, vendas no comércio totalmente aquecidas, músicos do município contratados e muito entretenimento para a população local, além de um excelente retorno financeiro a todos os expositores e comerciantes. Agradeço a Prefeita Dayse Onofre, seu Vice Anderson Dentista, Secretária de Turismo Ana Carolina, Presidente da Fundação Cultural Giulia e sua equipe. Todo pessoal da segurança e guarda municipal. Pessoal da elétrica e da saúde, pessoal da nossa escola e de toda secretaria de educação, ao Padre Márcio e toda a equipe de voluntários e amigos da paróquia. Agradeço a todos os funcionários da equipe da prefeitura em Sebollas que deram um show na limpeza e organização”, declarou o vereador Maninho Magdalena.

Artesanato local
A Prefeitura Municipal investiu também em apoio ao artesanato de Paraíba do Sul. Com objetivo de resgatar o potencial turístico iniciado há 20 anos, a prefeita Dayse Onofre traz novamente o olhar para essa classe tão importante para a cultura e economia da cidade.
“Estou gostando muito dos projetos, gostando muito dessa reabertura das feiras. Aqui eu já fiz há cinco anos. Depois de uma grande pandemia vejo que está sendo válido, sim. Eu vejo como o início de uma grande produção da nossa cidade. Espero que mais pessoas venham participar. A prefeitura deu todo suporte nas tendas, na parte elétrica e tal, lanchinhos, gostei muito disso. Tem sido válido. Estou gostando muito do apoio da Prefeitura”, afirmou a expositora Neia Rodrigues.

Solenidades cívicas
A solenidade cívica foi marcada pela tradicional missa realizada pelo Padre Márcio e, neste ano contou com a presença ilustre do Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão. O público se reuniu sob as tendas montadas ao lado do museu, onde acompanhou as falas de diversas autoridades presentes ao evento como a Prefeita Dayse Onofre, o Vice-prefeito Anderson Coelho, o ex Deputado Ricardo Abrahão, o Deputado Estadual, Eurico Júnior, o Superindendente da Sec.Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Est. Rio de Janeiro, o sulparaibano Tiago Martins, o vice Presidente do Sicomércio de Três Rios, Paulo Roberto Kepler Vaz, vereadores de Petrópolis, Júnior Paixão e Marcelo Xitão, vereadores de Paraíba do Sul Maninho Magdalena, Chiquinho, Eliel, Canela, Silvestre, Dona Norma, Guilherme, Leonardo, André Salgueiro, André Aguiar e representantes das forças de segurança
Foi realizada, na oportunidade, a entrega simbólica dos primeiros tablets, que no total serão 2 mil e 3 mil notebooks aos alunos da rede municipal de ensino de Paraíba do Sul e o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.
As comemorações em homenagem ao Mártir da Inconfidência, Joaquim José da Silva Xavier se encerraram com o tradicional desfile cívico, que contou com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal; Bandas Marciais de outros municípios e da Banda Marcial Municipal além de alunos de escolas do município.
Após uma representação teatral sobre a relevância da figura histórica de Tiradentes, o Museu Sacro-Histórico de Tiradentes foi reinaugurado após três anos fechado e suas portas reabertas para a visitação local.
No discurso de encerramento, a prefeita Dayse Onofre agradeceu os presentes e salientou a importância do investimento que está sendo realizado pelo Poder Público Municipal nas áreas de educação, cultura e turismo. “Além de tudo o que já foi realizado até o momento, contamos também com os investimentos que estão vindo do Governo do Estado para nosso município. Temos muito trabalho ainda pela frente, mas somos firmes e nosso governo marcará positivamente a história de Paraíba do Sul”, salientou a prefeita.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: