A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira (27/4) uma indicação legislativa que propõe a criação de um núcleo de atendimento multidisciplinar para pessoas com deficiência. A proposta de autoria da vereadora Gilda Beatriz (PSD) defende a implantação de um local apropriado que facilite o acesso dos pacientes a qualquer tipo de intercorrência, diagnóstico, tratamento e encaminhamento para as demais especialidades, complementando, assim, um vazio assistencial na saúde da cidade.
“Todos sabemos que as pessoas com deficiência necessitam de atendimento qualificado, especializado, integrado e humanizado. Sendo assim, buscando fomentar políticas públicas e garantir os direitos fundamentais destas pessoas, essa proposta é também uma iniciativa destinada, sobretudo, a promover a inclusão em sua forma mais ampla”, diz Gilda Beatriz.
Gilda Beatriz defende que com o núcleo, a avaliação, suporte e intervenção de uma equipe multidisciplinar o atendimento aos portadores de necessidades especiais se tornará mais qualificado e humanizado, garantindo a atenção integral à saúde, bem como a orientação aos seus cuidadores e familiares. “Essas são algumas ações que poderão ser implementadas no núcleo”, completa a vereadora.
Além disso, outros benefícios englobam a proposta, como a elaboração e participação na construção de ações intersetoriais voltadas à pessoa com deficiência que promovam o acesso à informação, bem como a valorização e respeito a esta população, propiciando o apoio aos familiares e cuidadores visando o fortalecimento de vínculos e um ambiente familiar saudável e acolhedor.
Leia também
-
Matrículas para alunos surdos na Escola Municipal Santos Dumont estão abertas
-
PROJETO DE LEI MODERNIZA A VISÃO SOBRE O USO DE COLEIRAS EM ANIMAIS NAS VIAS PÚBLICAS
-
CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA VIDA E DA FAMÍLIA
-
Prefeito e Secretários dos municípios que compõem o CIS Serra se reúnem em Petrópolis
-
Dann Mattos tem nome oficializado como candidato a deputado federal pelo PSC