PMP e Inea avançam na dragagem dos rios: serviço chega à Rua do Imperador e Coronel Veiga nesta semana

Rio Palatino, na Rua do Imperador, e o Rio Quitandinha, na altura da Rua Coronel Veiga, vão receber as intervenções


A Prefeitura, por meio da Comdep, e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea), seguem avançando com a dragagem e limpeza dos rios da cidade. Nesta semana, as equipes estão trabalhando no leito e margem do rio na altura da Avenida Koeler e vão seguir nos próximos dias, em direção à Rua Roberto da Silveira, Rua Padre Siqueira e Av. Tiradentes. O Rio Palatino, na Rua do Imperador; e o Rio Quitandinha na altura da Rua Coronel Veiga, também vão receber as intervenções nos próximos dias.
A matriz definida pela 4ª Vara Cível estipulou que o Governo do Estado tem a responsabilidade pela dragagem dos rios. Mesmo assim, o município iniciou ação conjunta para garantir a recuperação da cidade no menor prazo possível. As intervenções começaram no mês de março, no rio Piabanha, no trecho do Palácio de Cristal, entre as Avenidas Barão do Rio Branco e Piabanha.
“Muito material ficou acumulado nos rios após as chuvas. Por isso, estamos somando forças com o Governo do Estado para acelerar o processo de limpeza dos rios. A Comdep tem equipe especializada e com grande conhecimento na dragagem dos rios de Petrópolis. São profissionais preparados e que conhecem muito bem os leitos dos rios”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Recuperação das margens dos rios e bancos de areia removidos
Ao todo, duas escavadeiras hidráulicas, um trator e 10 caminhões estão sendo utilizados na execução do trabalho. O trabalho vai além da dragagem do leito dos rios: todo o mato que se acumulou ao redor do rio está sendo retirado, assim como os bancos de areia e lixo estão sendo removidos. As equipes de jardinagem da Comdep estão recuperando os canteiros e fazendo o plantio das flores que ficam nas margens dos rios.
“Muitas vezes, os sedimentos são empurrados de forma natural pela água ou pelo vento. Porém, muito lixo tem sido encontrado no leito dos rios. É importante que a população tenha o cuidado de não jogar lixo e não deixar resto de material na beira dos rios.”, destacou o diretor-presidente da Comdep, Léo França.
A ação conjunta segue acontecendo em toda a extensão dos rios que cortam a cidade, ao longo das próximas semanas.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: