qui. jun 30th, 2022

Firjan SENAI inaugura em Três Rios novo laboratório de rede mundial para inovação no ensino do Rio

Estimular a criatividade e o espírito inovador para a criação de protótipos de novos produtos para a indústria, essa é a proposta da Firjan que inaugurou mais um laboratório FabLab da Firjan SENAI, desta vez, em Três Rios. O espaço de educação com inovação para prototipagem visa soluções viáveis para desafios reais da indústria e da comunidade. Os FabLabs fazem parte de uma rede mundial criada no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
O FabLab é o que há de mais moderno, onde jovens trabalham de forma criativa e lúdica para desenvolver e inovar na produção da indústria”, destaca Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.
Para ajudar na formação de multiprofissionais para um mercado tão exigente, além de os alunos de qualquer curso terem acesso ao laboratório, o FabLab também tem cursos específicos, como Desenvolvedor de Projetos Fablab; Assistente de Projeto FabLab; Oficina de Iniciação ao SENAI FabLab; Prototipagem em FabLab – Modelagem CAD; Programação com Arduino em Fablab; Prototipagem em FabLab: e Impressão 3D Cultura Maker e Fablab, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias.
Nossos alunos poderão colocar em prática os seus projetos e materializar o que aprenderam. Criar peças, produtos, soluções para desafios da indústria. E que, naturalmente, serão de benefício para toda a sociedade”, disse Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan.
Os laboratórios integram diversos ambientes como: Criação e Desenvolvimento de Projeto Videoconferência e Reunião; Impressão e Digitalização 3D; Fresagem, Modelagem e Corte a Laser; e Acabamento e Finalização.
O FabLab é um ganho para toda a indústria da região, pois daqui sairão soluções inovadoras que vão auxiliar no desenvolvimento socioeconômico fluminense”, analisou Waldir dos Santos Junior, vice-presidente da Firjan Centro Sul.
Como proposta pedagógica, os laboratórios com equipamentos de última geração focam na construção de conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação, aprendizagem em contexto, interdisciplinaridade (alunos de diferentes áreas), trabalho interativo e colaborativo (comunidades de aprendizagem). Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e PITCH.
Essa é a formação do futuro do trabalho e das profissões. Juntar conteúdo com inovação e, efetivamente, criar as soluções de produtos ou serviços”, destaca Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI.
Com o laboratório de Três Rios, a Firjan SENAI passa a contar com 11 FabLabs: Campos, Casa Firjan, Duque de Caxias, Itaguaí, Friburgo, Instituto SENAI Automação e Simulação, Niterói, Resende, Jacarepaguá e Tijuca. A meta da Firjan SENAI é inaugurar outros cinco – Laranjeiras, Volta Redonda, Petrópolis, Macaé e Maracanã – até o final do ano, e mais três em 2023 – Nova Iguaçu, Barra Mansa e São Gonçalo, totalizando 19 FabLabs.

Pioneira
A Firjan SENAI foi a primeira instituição de educação profissional do Brasil a implantar o FabLab como uma estratégia de educação profissional relacionada aos processos formativos de nível técnico, movimento fundamental que fomenta a educação como base para a criação de uma cultura de inovação, imprescindível para garantir o futuro das empresas do país.
Dessa forma, a instituição se posiciona mais uma vez, com uma educação profissional de vanguarda, direcionada à formação de profissionais capacitados para uma nova indústria, onde a criatividade e a inovação são fundamentais. Para isso, a instituição, após estudos de diversos modelos implantados pelo mundo, estruturou metodologia própria em alinhamento com as necessidades da Firjan SENAI, e com apoio de profissional do MIT – Massachusetts Institute of Technology estruturou seu primeiro FabLab no Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, inaugurado em outubro de 2014, sendo esse piloto no Rio de Janeiro.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: