Defesa Civil retoma emissão diária de Boletim de Risco de Incêndio em Vegetação

Serviço é um dos instrumentos de prevenção e alerta para as áreas suscetíveis a queimadas no período de estiagem


A Secretaria de Defesa Civil retomou a emissão diária do Boletim de Risco de Incêndio em Vegetação, que nesta quinta-feira (2/6), indicou risco muito alto para as localidades do 2º ao 5º distrito. O informe alerta sobre áreas de maior possibilidade de ocorrência de fogo em vegetação e considera a umidade relativa, a temperatura do ar e o volume de chuva ocorrida na cidade. Nas áreas apontadas como de maior risco neste primeiro boletim, não há registro de chuva desde o início do mês de maio. Essas regiões são prioridade para as Rondas Preventivas que já começaram a ser realizadas.
As medidas fazem parte do Plano de Contingência elaborado pela Defesa Civil, para o período de inverno, que prevê medidas para o enfrentamento dos dias de estiagem e ações para a prevenção a incêndios florestais. “Já começamos a adotar medidas que são importantes para a prevenção de ocorrências nesse período. O boletim é um importante mecanismo para o planejamento das nossas operações nesse período”, destaca o secretário de Defesa Civil, Tenente Coronel Gil Kempers, reforçando que além das ações de prevenção, são realizadas ações de orientação à população.
Além de apontar as áreas com maior risco na cidade, o boletim também indica ações que devem ser evitadas como: a soltura de balões, a queima de lixo e o descarte da guimba de cigarro aceso próximo à vegetação. E ainda, durante as Rondas Preventivas, os agentes aproveitam para orientar a população sobre os cuidados necessários nesta época.
“Nossas equipes percorrem toda a cidade com o intuito de identificar situações de risco em que precisamos acionar o Corpo de Bombeiros e ainda aproveitamos para explicar aos moradores sobre o risco de condutas que devem ser evitadas, principalmente neste período”, destaca o secretário. Durante o outono – estação de transição para o inverno – já é possível observar a mudança no tempo, com menor índice pluviométrico e predomínio de ar seco. Essas condições favorecem a baixa umidade relativa do ar, o que facilita a propagação de queimadas em vegetação.
Além das medidas de prevenção, a população pode ajudar no alerta de focos de incêndio através dos telefones da Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). A prefeitura também oferece serviço para a retirada do lixo verde, que pode ser solicitada a COMDEP, por meio do Disque Entulho, pelo número 2243-7822.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: