Secretaria de Cultura parabeniza o lançamento do Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis

Teresópolis, 31 de maio de 2022 – Instalado na última sexta-feira, 27/05, o Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis (IHGT) com a posse de 24 membros titulares e indicação da primeira diretoria. O IHGT é formado por historiadores, professores, escritores, médicos e advogados, unidos com o propósito de contribuir para o aprimoramento e a salvaguarda da memória do município.
A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Casa de Portugal de Teresópolis e a servidora municipal Mariana Mouta, empossada na cadeira nº 17, patronímica de João Oscar do Amaral Pinto, representou a Secretaria de Cultura no evento.
“O IHGT foi idealizado nos anos 1990 pelo Prof. Dr. Jorge Ferradeira, que presidiu três comissões históricas de extrema relevância e foi um dos coordenadores do seminário internacional sobre o descobrimento do Brasil, no ano 2000. Do esforço incansável deste nobre médico e historiador nasceu o IHGT, que tem como finalidade a preservação da história do Município de Teresópolis através da realização de pesquisas, estudos, palestras, e conferências, atuando em prol da proteção do patrimônio cultural material e imaterial”, explicou Mariana Mouta.
A primeira diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis tem como presidente Jorge Ferradeira; vice-presidente, Daniel Hernandez; secretário, Antônio Seixas; tesoureiro, Artur Esteves; e diretor de Publicação, Nicolas Theodoridis. Também são membros fundadores Ana Maria de Andrade, Andrea Viviana Taubman, Cláudia Coelho de Meneses, Delmo Geraldo Ferreira, Fabrício Braga, Guilherme Trindade, Jorge Bragança, José Carlos Faria, Manoel Pombo, Maria Helena Lisboa da Cunha, Mariana Moreira Mouta, Miguel Furtado Freire da Silva, Nélio Paes de Barros, Nicolas Scavone Branco, Paulo Roberto Par anhos da Silva, Pedro Paulo Pamplona Vieira Peixoto, Renata Marlene de Castro Melo, Vitor Cézar Quintão e Waldair Queiroz da Graça.
“Parabenizo a criação de tão importante instituição que, com certeza, muito contribuirá para a preservação do patrimônio histórico do Município”, cumprimentou Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura, colocando a Secretaria à disposição.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: