Plano Municipal de Cultura é aprovado pela Câmara

O Plano Municipal de Cultura, encaminhado pela Prefeitura para a Câmara Municipal, foi aprovado pelos vereadores na última semana. O documento define as diretrizes da política municipal de cultura para os próximos dez anos.
Entre os avanços trazidos pelo plano, estão diretrizes voltadas para a descentralização dos programas de cultura por todo o município, assim como diretrizes para a simplificação dos editais, de modo a democratizar o acesso ao financiamento de projetos culturais.
“Uma preocupação do plano é que os programas e projetos culturais contribuam para a diminuição das desigualdades, para a descentralização das atividades, para que os bairros e os territórios sejam contemplados”, disse a secretária de Cultura, Diana Iliescu.
O plano foi construído com participação popular em todo o processo.
“Em todo o processo, a sociedade civil foi a protagonista. Os segmentos culturais participaram tanto da construção do diagnóstico do cenário da cultura de Petrópolis como do estabelecimento das diretrizes para os próximos anos”, disse Diana Iliescu.

Histórico
O atual plano é de 2010 e venceu em 2020. Naquele ano, foi prorrogado por mais um ano.
Em 2019, o novo plano começou a ser elaborado pelo Instituto de Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Cultura. Naquele momento, Diana Iliescu era vice-presidente do conselho, que participou ativamente do processo. Uma comissão se reuniu para planejar as audiências públicas que dariam corpo às discussões da construção do plano. Com a chegada da pandemia, tiveram que ser desmarcadas.
Já em 2021, o Conselho de Cultura retomou o debate, e o Instituto de Cultura contratou os consultores Flavio Aniceto e Camila Gricss para a formulação do plano. A construção coletiva se deu através de formulários de consulta popular e da realização das audiências temáticas de forma online.
A aprovação do texto final foi de forma presencial em reunião extraordinária do conselho, no Centro de Cultura.
Agora, em 2022, a Prefeitura encaminhou o plano para a Câmara, que o aprovou. Depois que for publicado em Diário Oficial, o plano estará em vigor até 2031.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: