sáb. jul 2nd, 2022

Prefeitura inicia campanha municipal de Busca Ativa Escolar para reduzir evasão

“Fora da Escola não Pode” é o foco da campanha de Busca Ativa que a Prefeitura iniciou nesta semana. A iniciativa foi apresentada aos diretores e diretoras das escolas da rede municipal de ensino e vai contar com concurso de vídeo e encontros com representantes de diversos setores e da comunidade escolar. O objetivo da mobilização é reduzir a evasão e reinserir crianças e adolescentes ao ambiente escolar.
“Com a pandemia tivemos um aumento nos casos de evasão, principalmente entre os adolescentes, o que foi agravado com as chuvas de fevereiro e março. Essa campanha tem a finalidade de reverter esse cenário e garantir a esses adolescentes o retorno às salas de aula. Vamos fazer uma grande mobilização e sensibilização nas escolas e com toda a comunidade escolar para reduzirmos ao máximo esses números e retornar com esses alunos para o ambiente lugar. Lugar de criança e adolescente é na escola”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.
Dados da Secretaria de Educação mostram que em 2021, 532 alunos estavam fora das escolas na rede municipal de ensino. “A situação é mais grave na Educação de Jovens e Adultos, a EJA, onde tivemos uma evasão de aproximadamente 243 alunos em 2021. Nossa intenção com a campanha é mostrar a importância de concluir os estudos, como isso pode mudar a vida deles, criar possibilidades e fazer com que realizem sonhos”, disse a secretária de Educação Adriana de Paula.
O encontro com as diretoras e diretores aconteceu na terça-feira (7) na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase). Eles receberam instruções sobre a campanha e o concurso de vídeo. “Cada escola tem até o dia 21 deste mês para enviar os vídeos, curtos, feitos pelos próprios alunos e pelas equipes falando da importância de retornar às salas de aula e retomar os estudos. Nada mais válido do que os estudantes falaram dessa importância. A mensagem vai ser transmitida pelo mesmo público, dos adolescentes para os adolescentes”, explicou a secretária de Educação.
Todos os vídeos devem ter a hastag: #buscaativaescolarpetropolis e devem começar com as seguintes frases: “Minha escola é importante porque….” e “Sinto falta dos colegas da escola quando….”. No dia 30 serão apresentados os vídeos que foram selecionados.
Além desse concurso, a campanha também vai promover no dia 15, o “Dia B na Escola”, onde cada unidade irá realizar encontros com toda a comunidade escolar e representantes de diversos segmentos para debater a evasão. “A proposta é envolver todos – líderes comunitários, religiosos, representantes dos postos de saúde, as famílias – para juntos apresentarem propostas para reduzir os números de evasão e reinserção na vida escolar. Todos pensando juntos, é essa a proposta”, frisou a secretária de Educação.
O trabalho da Busca Ativa Escolar acontece o ano inteiro. Os profissionais junto com as unidades tentam contato com os pais e responsáveis pelos alunos para entender as causas da infrequência escolar e tentar sensibilizar para o retorno às salas de aula. O Busca Ativa é formado por representantes das secretarias de Educação, Saúde, Assistente Social; do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: