Defesa Civil inicia a estruturação do NUDEC do Caxambu

Ação faz parte do trabalho de preparação das comunidades para a identificação e mitigação dos riscos locais


A comunidade do Caxambu participou da primeira reunião para a formação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC). As equipes da Secretaria de Defesa Civil realizaram encontro com os moradores com a proposta de preparar os representantes locais para a adoção de medidas de prevenção e identificação de riscos. Com a estruturação do trabalho no Caxambu, o município abrange 33 comunidades com formação de NUDECs.
“A participação popular é fundamental neste momento para conhecermos as necessidades locais e estabelecermos medidas de segurança adequadas para cada localidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, responsável pela criação da política pública que estabelece os NUDECs no município. “É uma grande satisfação ver essa ação avançando no município, com foco no fortalecimento da população e desenvolvimento da resiliência local”, acrescentou.
Na primeira reunião os moradores apresentaram as necessidades locais para que seja possível um mapeamento das questões mais urgentes a serem tratadas na região. “Esse foi um primeiro encontro para que possamos entender as questões que afetam a localidade. A partir daí conseguimos estabelecer ações que vão contribuir para o desenvolvimento da resiliência local e capacitar a população para a mitigação dos riscos”, pontuou o secretário de Defesa Civil, Tenente Coronel Gil Kempers.
Um dos pontos mais abordados pelos moradores foi o descarte irregular de lixo na localidade. “Identificamos aqui um ponto central de grande relevância, que influencia diretamente nos danos socioambientais que podem afetar a região. Agora, podemos seguir para uma série de ações para capacitar os moradores a melhorar a qualidade de vida e segurança na localidade”, destacou a diretora de projetos da Defesa Civil, a Tenente Camila Nunes.
A moradora Raquel Neves enfatizou a necessidade de ações para a orientação dos moradores quanto aos riscos locais, para que haja maior entendimento de que a ação de cada um afeta diretamente na segurança local. “É preciso fazer com que os moradores entendam que o descarte irregular do lixo, coloca a vida das pessoas em risco”, pontuou a moradora, ressaltando ainda a questão da queima de lixo, que nesta época de estiagem é um dos fatores que causam incêndios em vegetação na localidade.
Por meio dos NUDECs a população passa por treinamentos que contribuem para a percepção do risco. Os moradores recebem orientações básicas em Defesa Civil para que consigam atuar de forma segura em situação de emergência, mas principalmente, passem a ter uma conduta de prevenção. A partir da estruturação do NUDEC, será possível mapeamento participativo para a identificação de áreas de maior risco e estruturação de ações de prevenção.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: