Defesa Civil alerta para o alto risco de incêndio em vegetação em regiões dos distritos

Sem registro de chuva e dias com baixa umidade relativa do ar, equipes mantêm atuação para a prevenção e combate a incêndios


Em Boletim de Risco de Incêndio em Vegetação desta quinta-feira (7), a Secretaria de Defesa Civil alerta para o índice muito alto para o risco de ocorrência de queimadas pelos 2º, 3º, 4º e 5º distritos. A previsão é que essa condição se mantenha para os próximos dias.
As equipes da Defesa Civil seguem realizando Rondas Preventivas e reforçam as orientações para a população. Neste período de estiagem – que começa entre maio e junho, podendo se estender até meados de outubro – algumas das recomendações é para que a população não realize a queima de lixo e nem use a prática para a limpeza de terrenos; não solte balões; não jogue guimba de cigarro acesa em área de vegetação, como na margem de rodovias.
Nesta época, as áreas entre o 2º ao 5º distrito são as que mais sofrem com os incêndios, tendo em vista a previsão de baixa umidade relativa do ar para essas localidades associado ao longo período sem registro de chuva. As regiões do segundo e terceiro distrito, completam 64 dias sem chuva e no quarto e quinto distrito, não chove há mais de 80 dias.
“Este é um período do ano com menor índice pluviométrico na cidade, pois nesta época, a atuação de uma massa de ar seco sobre a Região Sudeste do Brasil favorece as condições de tempo estáveis no município na maior parte do tempo”, destacou a meteorologista da Defesa Civil, Hana Carolina Silveira.
Tendo em vista a previsão de manutenção das condições meteorológicas para os próximos dias, a Defesa Civil segue no apoio ao Corpo de Bombeiros. Com as Rondas Preventivas, as equipes atuam na identificação de focos de incêndio e no reforço para o combate às queimadas. Desde o mês de maio, o Corpo de Bombeiros já registrou 35 casos. Desses, um ocorreu em área de preservação ambiental, que foi o caso do incêndio registrado em Corrêas no último fim de semana.
“Seguimos com nossa equipe especializada para o apoio na identificação e combate a focos de incêndio. Ainda teremos dias sem chuva pela frente, é muito importante que a população esteja atenta e evite ações que possam causar incêndios em áreas de vegetação na nossa cidade”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.
A Defesa Civil orienta que, em caso de identificação de foco de incêndio, a população ligue para o 193 – Corpo de Bombeiro e 199 – Defesa Civil. A Prefeitura também oferece serviço para a retirada do lixo verde, que pode ser solicitada a COMDEP, por meio do Disque Entulho, pelo número 2243-7822.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: