Chef Jimmy OGRO é o convidado do AgroSerra

 
O Festival AgroSerra – da Roça ao Prato está de volta! Após um longo período de isolamento social é hora de matar a saudade dos saberes e sabores da serra. Jimmy Ogro é o grande chef convidado do Festival e vai preparar um delicioso prato com o ingrediente escolhido para esta  7ª edição: aipim, mandioca ou macaxeira, eleito pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21.  O evento acontecerá na Praça de Secretário, Petrópolis, nos dias 22, 23 e 24 de julho e tem como objetivo promover os produtores e os microempreendedores locais, a sustentabilidade e resgatar a cultura da roça com a tradicional gastronomia e a música de raiz. O festival é realizado pelo Instituto Caminho da Roça, Instituição sem fins lucrativos, tem apoio da Prefeitura de Petrópolis e de empresas locais como Fazendas Secretário Aroeira, Águas do Imperador e o Sebrae. 

As tradicionais cervejas artesanais, doces, conservas, queijos, cachaças, gin, vinho, artesanatos produzidos na região fazem parte do roteiro, com 60 expositores, que também garantem delícias veganas e vegetarianas. Além das oficinas, workshop e rodas de conversa com temáticas para todas as idades, como o esperado encontro na Tenda Cultural com a escritora Sonia Hirsh, autora do livro Alimentação para os mais velhos.  Também estará presente o Museu da Vida da Fiocruz com o lançamento do livro infantil e contação de história,  “Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19”, de Beatriz Schwenck, escritora e bibliotecária do Museu da Vida.
 
 
PROGRAMAÇÃO – AGROSERRA 2022  
 
DIA 22 DE JULHO (SEXTA)  
18h às 23h – Feira de exposição de produtos 
18h – Abertura do evento  
19h – Tenda Cultural: Inauguração da exposição fotográfica “O que Vejo da Minha Janela”, uma campanha lançada pelo Instituto Caminho da Roça durante a pandemia da Covid-19, com fotos enviadas de vários lugares do Brasil e do mundo 
20h30: Apresentação musical com o Forró Astral de Laura Laguber e banda 
 
DIA 23 DE JULHO (SÁBADO)  
10h às 23h – Feira de exposição de produtos 
11h às 12h30 – Tenda Cultural: Lançamento do livro “Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19”, com contação de história, seguida de bate-papo com a autora Beatriz Schwenck (Bibliotecária do Museu da Vida Fiocruz).  
13h30 às 15h – AGROCHEF: Aula show com o Chef convidado especial, Jimmy Ogro.    
16h às 16h45 – Tenda Cultural: Lançamento do livro, “Costa Lima: um cientista, um laboratório e uma coleção de insetos”, com contação de história, seguida de bate-papo com a autora Cláudia Oliveira (Museóloga, integrante do Setor Educativo do Museu da Vida Fiocruz). 
16h45 às 17h30 – OFICINA “BENDITO SEJA O CHÁ” – Workshop de como plantar e usar plantas medicinais e aromáticas, com a renomada bióloga especialista, Yara Brito. 
18h30 às 19h30 – OFICINA “A CACHAÇA É NOSSA” – convidado especial: Cachaça Flor das Gerais, cachaça orgânica produzida em Felixlandia, Minas Gerais, e apresentação de cachaças da região serrana.
20h30: Apresentação musical do Forró do Aguinaldo com Guido Martini e banda. 
 
DIA 24 DE JULHO (domingo) 
10h às 20h – Feira e exposição de produtos  
10h30 às 11h30 – Oficina teórica e prática “Como fazer uma horta orgânica” – com o grupo Vem pra Roça – Serviços Agrícolas 
12h – Lançamento do livro e roda de conversa com a renomada jornalista e escritora Sonia Hirsch, moradora de Secretário, “Alimentação dos mais velhos” 
13h30 às 14h30 – AGROCHEFINHO VEG – Oficina para as crianças com produção de sobremesa vegana com a cozinheira petropolitana e coordenadora do Instituto Caminho da Roça (ICR), Carol Rodrigues 
16h às 17h – Apresentação do Grupo Musical Projeto Sol, Som e Movimento, do Instituto Caminho da Roça (ICR) e a Orquestra dos jovens do Projeto Ação Social pela Música do Brasil, da Mosela 
17h30 – Apresentação musical da banda petropolitana Tribo de Gonzaga e Dança de quadrilha 
 
Mais sobre o Instituto  

O Instituto Caminho da Roça é uma associação sem fins lucrativos de utilidade pública municipal com sede em Secretário, distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis, que tem como propósito promover atividades de desenvolvimento cultural, ambiental e socioeconômico. São cerca de 100 alunos atendidos no projeto Sol, Som e Movimento, nas aulas de violão, piano, teclado, canto/coral, acordeom (sanfona) e capoeira e no segundo semestre, recomeçam também as aulas de informática e as atividades do coletivo de mulheres empreendedoras.  
As ações do ICR são norteadas pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU). 
 
 
Serviço 

Festival AgroSerra – da Roça ao Prato 
Local: Praça de Secretário | Estr. do Secretário, Centro – Pedro do Rio, Petrópolis – RJ 
Dias 22, 23 e 24 de julho. Sexta-feira (22), das 18h às 23h; sábado (23), das 10h às 23h e domingo (24) das 10h às 19h.  
Entrada Gratuita 

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: