Festival de Fondue entra na última semana movimentando o turismo

O Festival de Fondue, Racletes, Caldos e Cremes de Petrópolis entra na última semana e já deixa um gostinho de saudades e quero mais. A 13ª edição do evento, que este ano tem recorde de 53 bares e restaurantes participantes, segue até o dia 31 com sabores tradicionais e as inovações que marcaram essa edição. O festival, organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, iniciou dia 1º de julho chegando a mais de 20 mil pratos servidos neste período com a proposta de preços promocionais e uma temporada saborosa no inverno, a estação mais concorrida da cidade. O Festival tem apoio da Prefeitura e do ABC da Construção de Petrópolis.
“Estamos ao longo do mês com uma ocupação hoteleira superior a 85% nos finais de semana. O festival está consolidado no calendário de eventos e se torna uma atração à parte e também sendo complementar a outros eventos de artes, negócios e esportes que a cidade sedia. Estar reunido com família e amigos ao redor de uma boa mesa é o desejo de todo mundo neste período de inverno”, considera o presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, Fabiano Barros, antecipando a próxima atração gastronômica organizada pelo PCVB: “já começamos os preparativos para o Petrópolis Gourmet, o quinto maior do país, que acontece no segundo semestre”.
O Festival de Fondue teve ainda o envolvimento de mais de cinco mil pessoas pelas redes sociais do Petrópolis Convention em interatividade e sorteios. Estabelecimentos como Petiscaria Imperial, Pousada das Araras, Amora Cakey e Pepper Bar ofereceram pratos especiais para os seguidores das redes sociais do PC&VB. “É um carinho e uma diversão fazer essa promoção para também movimentar o festival e estimular o público”, considera Fabiano Barros.
O Festival está pulverizado por toda a cidade, mas o Centro Histórico tem participantes com cardápios para se deliciar. É o caso do Brownie do Ton, restaurante bem na entrada da cidade, que preparou um fondue de chocolate especial. O prato anda fazendo tanto sucesso que ele vai ficar permanente no menu da casa. É o mesmo caso de uma rabanada gourmet, feita para o Natal, mas que não pode ser retirada do cardápio de tanto que os frequentadores gostam. “Temos recebido muitos turistas e todos adorando o fondue e todo o menu”, revela Meton Soares, proprietário do espaço focado em alta gastronomia.
Localizando nos jardins do Museu Imperial, bem no coração do Centro Histórico, o Duetto’s Bistrô e Café este ano inovou: oferece um fondue de coxinha, o petisco preferido dos brasileiros. A novidade, que foi elaborada especialmente para o festival, tem feito sucesso. “Todos gostando muito e o movimento voltou com força total”, afirma o empresário Francisco Muller. O fondue de coxinha acaba sendo uma ‘entradinha’ para os clientes que ainda podem optar pelos caldos que também estão sendo oferecidos no bistrô. E tudo termina ainda num delicioso fondue de chocolate.
Para os visitantes da cidade, o fondue é o prato predileto nesta época. No restaurante Princesa Isabel Gourmet, também no Centro Histórico, 85% do público que frequentam o espaço no festival é de fora da cidade. “Temos recebido muita gente do Rio e de Minas, mas o morador de Petrópolis também curte bastante”, revela o gerente do espaço, Paulo Figueiredo.
Diretor de gastronomia do Petrópolis Convention, Múcio Maffaciolli aponta que o festival alavanca o movimento da cidade. “Nada melhor do que unir fondue com o inverno aproximando as pessoas em torno de uma boa mesa. Os restaurantes e bares que participam sempre tem um retorno não apenas de público, mas de satisfação desses clientes que encontram um diferencial”, avalia.
A relação completa de participantes esta em www.visitepetropolis.com

SERVIÇO
13º Festival de Fondue, Racletes, Caldos e Cremes de Petrópolis
De 1º a 31 de julho
Bares e restaurantes da cidade
Relação completa em www.visitepetropolis.com
Organização Petrópolis Convention & Visitors Bureau

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: