Prefeitura realiza pesquisa de perfil da demanda turística de Petrópolis

A Prefeitura realizou, na última semana, uma pesquisa de perfil da demanda turística de Petrópolis. Ao longo de dois dias, equipes estiveram nos cinco distritos entrevistando os turistas: de onde vêm, quanto tempo ficam na cidade, onde ficam hospedados, quais atrativos turísticos conhecem, qual a renda deles, quanto gastam na cidade, entre outras questões.
“O objetivo da pesquisa é mapear e entender melhor os turistas que chegam à cidade. Com esses dados, poderemos fazer um diagnóstico mais aprofundado sobre o turismo em Petrópolis e pensar em políticas públicas para o setor”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Essa pesquisa faz parte da elaboração do Plano Diretor de Turismo, previsto para ser concluído ainda neste ano. A empresa responsável pela elaboração do plano, contratada pelo município, é a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (Fapur), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ).
Para a pesquisa junto aos turistas, a Fapur esteve em campo com 5 professores e 17 alunos dos cursos de Economia e de Hotelaria e Turismo. Os resultados dessa pesquisa estão sendo consolidados e farão parte do Plano Diretor de Turismo. Após essa consolidação, a etapa seguinte será o inventário dos equipamentos de turismo da cidade.

Plano Diretor de Turismo
A Fapur foi contratada pela Secretaria de Turismo em dezembro de 2021 para elaboração do Plano Diretor de Turismo de Petrópolis. O plano norteará a política municipal de turismo de 2023 a 2030. Essa contratação foi recursos do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), após aprovação unânime pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
“Petrópolis é um dos principais destinos turísticos do país. Ess Plano Diretor possibilitará que a cidade continue crescendo nesse sentido, de forma sustentável, trazendo cada vez mais turistas, gerando cada vez mais emprego e renda. É um documento que norteará a atuação do setor ao longo desta década.”, disse a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: