Ação de conscientização para diagnóstico precoce de hepatites virais acontece nesta quinta

As equipes da Área Técnica de HIV/IST/Aids e Consultório na Rua estarão no dia 28 de julho promovendo uma grande ação de conscientização sobre as hepatites virais. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai acontecer na Praça da Inconfidência, no Centro, das 9h às 16h. Estarão sendo realizados testes rápidos de hepatites B e C, e exames para detecção de HIV e Sífilis.
Em Petrópolis, nos últimos cinco anos, foram confirmados 272 casos dos cinco diferentes tipos de hepatite virais. A maioria deles de hepatite C, 208 pessoas infectadas no total. “O diagnóstico precoce por meio dos testes rápidos permite que o tratamento da doença seja iniciado bem cedo. Para incentivar a população a buscar por esses exames, estados e municípios firmaram uma parceria com o Ministério da Saúde, onde foi pactuado o plano de eliminação da hepatite C até 2030”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, além dos testes rápidos, as equipes estarão no local esclarecendo as dúvidas da população. “Faremos a distribuição de material informativo sobre as hepatites, além da distribuição de kit de prevenção para as infecções sexualmente transmissíveis. A ação visa a ampliação do diagnóstico e ampliação do tratamento”, destaca.
A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. No Brasil, desde 2019, julho foi instituído o mês de combate às hepatites virais, efetivando as ações relacionadas à luta contra esses agravos.
“A Área Técnica de IST/AIDS tem o compromisso diário na contribuição para a eliminação das hepatites virais, fazemos treinamento em testes rápidos para os profissionais de saúde da atenção básica e demais profissionais da rede. Além disso, fazemos toda a logística de distribuição de testes rápidos para esses agravos no município”, explica a coordenadora da Área Técnica de IST/HIV/AIDS e Hepatites B e C, Sandra Pinto.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: