Hospital Unimed inicia campanha de incentivo à amamentação

Banco de Leite reforça apelo para novas doadoras


Referência em Petrópolis e certificado pelo Ministério da Saúde, o banco de leite do Hospital Unimed é pioneiro em toda a Região Serrana com a implantação do serviço. A assistência às puérperas (até 45 dias após o parto) e o acolhimento prestado no período pós-alta hospitalar, proporcionou ao hospital, o selo ouro da Rede de Banco de Leite Humano (BLH), do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
Comemorando 20 anos de fundação e intensificando as ações de acolhimento às pacientes internadas, o Hospital Unimed Petrópolis iniciou a programação do mês de incentivo à amamentação, com um reforço das estratégias de divulgação do serviço, a fim de buscar novas doadoras para a unidade. O Banco de Leite é fundamental para abastecimento da UTI Neonatal do hospital.
“O leite materno é uma alimentação universal, pois proporciona o equilíbrio do ser humano até o final de sua vida, prevenindo doenças, infecções e a desnutrição, além de contribuir na redução dos índices de mortalidade infantil. O nosso compromisso é manter a qualidade do nosso acolhimento às puérperas e prestar toda a assistência necessária para esclarecer todas as dúvidas quanto à amamentação dos seus filhos e estimular a doação daquelas que produzem o leite em excesso”, afirma a responsável técnica do Banco de Leite Humano, Glaucimar Campos Papa.
Há também, muitos benefícios do aleitamento materno para a mãe, como: redução do sangramento após o parto, ao produzir ocitocina; intensifica a perda de peso; ajuda a prevenir a osteoporose; protege contra doenças cardiovasculares; diminui a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.
A responsável técnica do Banco de Leite Humano, Glaucimar Campos Papa destaca que o leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras e outras substâncias essências para proteger o bebê contra doenças e proporcionar o desenvolvimento sadio da criança.
“O que precisamos destacar é que para ser doadora a mãe precisa estar com excesso na produção do leite. Então é realizada uma avaliação e cadastro para que elas possam doar o leite conforme determina nosso protocolo de doação. A doação é gratuita, voluntária e inclusive realizamos coleta domiciliar conforme agendamento prévio”, destaca.

Quem pode doar e como se cadastrar?
Para ser doadora é preciso estar saudável, amamentando e produza mais leite do que o necessário para o seu bebê pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o Banco de Leite da Unimed Petrópolis pelo telefone (24) 2291-9846 de segunda-feira à sábado, no horário de 08:00 às 11:00 ou 12:00 às 17:00 horas.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: