Foto: Assessoria

Região de Secretário pode ganhar Polo Faetec na Escola Barros Franco

Inovação tecnológica em consonância com a realidade dos setores produtivos representa bem o ensino aplicado pela Fundação de Apoio à Escola Técnica, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. A Faetec é uma das mais importantes redes de Educação Pública e Profissionalizante do Brasil. Nesta segunda-feira (08), a diretora de formação iniciada e continuada da fundação, Ana Paula Pilla, visitou Secretário, em Petrópolis, para ouvir o projeto do Chef e embaixador do turismo do Rio de Janeiro Dann Mattos, para a instalação de uma unidade da Faetec, na Escola Barros Franco. A ideia tem previsão de sair do papel em breve.
Morador de Secretário e especialista em turismo, Dann Mattos, que recentemente, se tornou candidato a deputado federal nas eleições 2022, identificou a deficiência educacional presente na região. Por ser um bairro distante do 1º distrito, Secretário por muitas vezes não tem as demandas atendidas pelo poder público. Problema que ele deseja sanar há anos, antes mesmo de decidir deixar de ser apenas um idealizador, e entrar para a vida política. A novidade beneficiará principalmente o 4º e 5º distritos de Petrópolis, e também moradores das cidades de Paraíba do Sul e Areal, tendo em vista que a unidade estará sediada na divisa dos três municípios. Estima-se que cerca de 30 mil pessoas se beneficiarão com o ensino.
“Foi por meio da educação que conquistei tudo que tenho e cheguei até aqui. Todos precisam ter acesso a isso, para que possam construir a própria história de conquistas. Além disso, a nossa região está crescendo rapidamente e precisamos capacitar as pessoas, para que todos se beneficiem desse desenvolvimento. Fico feliz em ver um projeto com a iniciativa civil sendo abraçado pelos governos estadual e municipal. Um trabalho conjunto que beneficiará milhares de pessoas”, disse emocionado o Chefe e candidato a deputado federal Dann Mattos.
O projeto inicial visa abranger diferentes cursos, mas neste primeiro momento o foco será em modalidades relacionadas ao turismo, segmento de extrema relevância destas localidades, tendo em vista os diversos atrativos naturais, culturais, históricos e gastronômicos. Assim como a existência de uma grande variedade de produtores locais, de um roteiro premiado pelo Ministério do Turismo, e até da 1ª vinícola do Estado do RJ.
“Há alguns meses participei e continuo participando de reuniões solicitando ao Governo do Estado, para termos um polo da Faetec em Secretário. E, agora estamos muito perto de conseguir essa vitória! Iniciei o pedido com o deputado estadual Dr. Serginho, que na época era o secretário de ciência e tecnologia do Governo do Estado, apresentei o projeto e sua importância, e agora, estamos dando sequência aos diálogos com o atual secretário da pasta João Carrilho. Contamos também com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, por se tratar de um prédio administrado pelo poder municipal, e do secretário de desenvolvimento econômico Marcelo Soares, da secretária de turismo Silvia Guedon, do Prefeito Rubens Bomtempo, que aceitou a solicitação de compartilhar o espaço da escola no período noturno, para que a Faetec instale um polo em nossa Região”, salientou Dann.

Sobre a Escola Barros Franco
A área ocupada pela E. M. Dr. Barros Franco é de aproximadamente 10.000m², contando-se a área construída e um terreno de 4.300 m² (63 m x 68 m), localizado nos fundos da escola. A área construída é composta de um prédio centenário (fundado em 1896) e uma quadra de esportes, onde são realizadas atividades recreativas e aulas de Educação Física dos alunos. O prédio possui um refeitório e uma cozinha com dispensa, um pequeno laboratório, uma sala de leituras, sala para os professores, uma secretaria, uma sala da direção da escola, nove salas de aulas, um quarto de ferramentas e uma área de despojos (situada embaixo do refeitório).
“Me sinto honrado em participar deste projeto representando a E.M. Dr. Barros Franco, que poderá ser o local escolhido para a instalação deste sonho, que mudará toda realidade local permitindo acesso aos cursos da Faetec”, disse o diretor da escola Barros Franco, em Secretário, Rafael Mello.

Secretário
A região de Secretário, em Petrópolis, ganhou destaque nacionalmente, após um projeto desenvolvido pelo chef Dann Mattos vencer o Prêmio Nacional de turismo 2019, do Ministério do Turismo. Tornando o local em um atrativo turístico conhecido, que recebe diariamente turistas do país inteiro.
“A população que anteriormente vivia exclusivamente do trabalho desenvolvido no campo passou a contar com novas oportunidades de emprego e renda. No entanto, não está preparada e nem capacitada, para essa rápida transformação que a região vem vivenciando. Sendo assim o projeto visa o desenvolvimento educacional contribuindo de forma sustentável para o crescimento da região. Gerando mão de obra qualificada para atender o setor”, explicou.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: